Autor: Carlos Alberto - Data: 18/03/2016 12:28

Deputado Emidinho na Femagri 2016: "o café representa 20% da nossa economia"

O deputado, aqui com seu assessor, João Tadeu Silva, visitou a Femagri acompanhado do Secretário de Agricultura de Minas Gerais, João Cruz
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Emidinho na Femagri 2016:

O deputado estadual Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na ALMG, afirmou, durante a abertura da Femagri, em Guaxupé, nesta quarta-feira (16/03), que o café tem sido a “salvação da lavoura” na economia de Minas Gerais, devido aos baixos preços do minério de ferro no mercado internacional e a significativa participação do produto na composição do pib estadual, algo em torno de 20%. De acordo com o deputado, sempre que o setor industrial vai mal é o agronegócio que segura as pontas. Segundo o deputado, que também é produtor de café no Sul de Minas, a Femagri é um dos principais eventos da cafeicultura nacional. “Somos o maior estado produtor de café do Brasil e o momento é de unirmos forças procurando agregar valor ao nosso produto em termos de qualidade e produtividade, de modo a melhorar nossa competitividade internacional. Através do ConCafé – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas, que envolve quase 60 municípios produtores da nossa região, estamos realizando uma ampla divulgação do nosso produto em feiras na Europa e Estados Unidos. A realização da FEMAGRI, através da COOXUPÉ, vem mais uma vez demonstrar a força dos nossos cafeicultores, que tem sido verdadeiros "Salvadores da Pátria" na composição do Produto Interno Bruto de Minas e do Brasil. Mais uma vez a gente tem a honra de participar deste grande evento e parabenizar a todos os organizadores, na pessoa do presidente Carlos Paulino, produtores e trabalhadores rurais, expositores e a toda a comunidade identificada com o agronegócio. Estaremos sempre à disposição para defender tudo que vier para beneficiar o homem do campo”.
O evento promovido pela Cooxupé, maior cooperativa de café do Mundo, ocupa uma área de 107 mil m² e conta com as principais empresas ligadas à produção de café. A previsão é que gire em negócios algo em torno de R$ 180 milhões. Durante os três dias, o produtor rural terá acesso às principais tecnologias, inovações e conhecimentos do setor. "A Feira já está consolidada como o ponto de encontro dos cafeicultores que buscam boas oportunidades de negócios para levar a mecanização à sua lavoura e, consequentemente, elevar a produtividade com redução de custos. A principal mensagem da feira é que ela oferece condições de acesso a qualquer produtor, independentemente de tamanho e nível tecnológico", afirma José Geraldo Junqueira Filho, gerente Comercial de Insumos da Cooxupé.
O tema desta edição - Tecnologia e Conhecimento ao alcance do Cooperado - é um importante lembrete que não importa o tamanho do cooperado, é possível investir na lavoura, aprimorar técnicas e conquistar um grão de qualidade superior.
Estrutura preparada para receber 35 mil pessoas
A adesão do público à FEMAGRI vem crescendo a cada ano. Para isso, a estrutura do evento tem sido modificada para atender as demandas dos produtores que vêm de cidades do Sul e Cerrado Mineiro e do Vale do Rio Pardo, estado de São Paulo.
Além de 135 estandes e espaços para ações exclusivas, como práticas no campo e cursos rápidos, o evento ganha duas praças de alimentação. "Uma em cada extremidade. Serão dois restaurantes e 10 lanchonetes. O acesso será mais fácil e irá conferir ainda mais conforto aos visitantes", antecipa Elmo Donizetti de Cistolo, gerente de Planejamento, Administração e Serviços da cooperativa.
FEMAGRI para todos os públicos
Projetos que fizeram sucesso na última edição deverão retornar em 2016. A feira terá novamente o Espaço Gourmet - uma parceria com a Emater que fez muito sucesso na edição passada com a participação de 140 mulheres que puderam acompanhar receitas diversas a base de café.
Também estão confirmados os Espaços Kids e o de Beleza. "A Fazendinha da FEMAGRI também se destaca pela sua importância em ensinar e levar novos conhecimentos para toda família", destacam Elmo e José Geraldo sobre o espaço dedicado às práticas na lavoura.

Frase: “Tinha vários outros compromissos, mas fiz questão de prestigiar a abertura da Femagri, aqui em Guaxupé, por insistência do deputado Emidinho Madeira. Vejo o empenho do deputado, que tem sido um batalhador incansável na defesa do setor rural e eu não posso deixar de apoiá-lo. Acreditamos muito no ConCafé e estamos juntos para levar esta iniciativa cada vez mais adiante”.
João Cruz – Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Fonte: Assessoria do deputado Emidinho Madeira com informações da ASCOM - Cooxupé

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.