Autor: Carlos Alberto - Data: 19/04/2016 14:38

Emater de Guaxupé promove seu Circuito Mineiro de Cafeicultura 2016

Evento aconteceu na sede da Assoxupé, com presença expressiva de agricultores familiares da cidade e região
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Agricultores familiares de Guaxupé e região participaram, nesta manhã terça-feira, 19 de abril, do “Circuito Mineiro de Cafeicultura”, promovido pela Emater, em parceria com o Programa Café Sustentável, com os apoios da Cooxupé, Prefeitura, Câmara Municipal, Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé, Associação dos Pequenos Produtores e empresas da iniciativa privada. O seminário, que constou de palestras sobre temas distintos, com vistas ao benefício do homem do campo, ocorreu na sede da Assoxupé. Num dia especial principalmente para cafeicultores, a entidade que apoia o setor rural viabilizou maior conhecimento teórico a quem participa ativamente da economia da cidade e região.

O simpósio, que teve como mestre de cerimônia o comunicólogo Paulo Rogério Leite Ribeiro, da Prefeitura de Guaxupé, foi aberto com café da manhã, servido pelo Buffet Susi Cólimo, quando os presentes foram recepcionados pela equipe da Emater. Depois, no cerimonial, propriamente dito, foram apresentadas as autoridades, como o prefeito guaxupeano, Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), o presidente da Câmara Municipal, Durvalino Gôngora de Jesus (Nico), a vereadora Luzia Angelini Silva, o gerente regional da Emater, Willen Guilherme de Araújo, o extensionista agropecuário da entidade, João Inácio Silva Citton, o gerente do Banco do Brasil, Paulo César Figueiredo Pereira; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campestre, José Sebastião de Lima, o diretor da Divisão Municipal de Agricultura de Guaxupé, Eduardo Ferreira Matias; o assessor do deputado estadual Cássio Soares, Roneido Teófilo de Carvalho Júnior; o secretário executivo do Fórum de Desenvolvimento do Sudoeste, Juarez Moreira; o engenheiro agrônomo José Aloísio Paiva Rodrigues, ex-entensionista da Emater/Gpe; e o representante da Associação dos Pequenos Produtores de Campestre, João Pedro de Carvalho Silva.

Ainda na abertura, o prefeito Jarbinhas discursou: “É um evento muito importante para que os pequenos agricultores e principalmente os cafeicultures tenham estas palestras, voltadas às atividades principais deles. Sabemos que nossa região ainda vive um bom momento econômico devido à cafeicultura e a agricultura. Graças a Deus, em nossa região temos a diversidade econômica e, dentro disto, a cafeicultura é importantíssima para nós. Não basta dizer que aqui temos a maior cooperativa de café do mundo e que 50% da colheita do café do Estado está aqui, no Sul de Minas. Então, por meio disto, nossa cidade não passa tanta dificuldade quanto tantas outras vêm passando", comentou o prefeito.

Presente com sua equipe,  o gerente regional da Emater, Willen Guilherme, demonstrou contentamento com o sucesso da realização: “Pelo 4º ano seguido, realizando, pois ficamos um bom tempo sem ter este evento dentro de Guaxupé. Já são mais de vinte anos de Circuito Mineiro de Cafeicultura nos vinte principais municípios cafeeiros de Minas Gerais e do Brasil. Minas representa, hoje, mais da metade da produção e boa parte está nestes municípios. Guaxupé, além disso, é um dos maiores municípios exportadores de café do mundo. Então, nada mais justo do que premiarmos os agricultores e seus familiares, que dedicam-se à atividade. É uma troca de experiências, de aprendizagem, conhecimento e principalmente esta confraternização antes do início da colheita de 2016”, disse o gerente da Emater.

Já entre os palestrantes, o professor Antônio Donizetti de Oliveira, da área de Máquinas e Mecanização Agrícola da Universidade Federal de Lavras, transmitiu importantes conhecimentos aos presentes sobre máquinas portáteis: “É a mecanização da pequena propriedade e trata-se de um assunto muito importante, pois falamos das roçadoras, derriçadoras, as maneiras adequadas de trabalhar; falamos sobre a manutenção das máquinas, para que durem o que precisam durar; falamos principalmente da questão da segurança, pois hoje muitas pessoas operam de maneira incorreta e ocorrem acidentes fatais ou, às vezes, mutilam as pessoas”, comentou o especialista, que dividiu as atenções com os também palestrantes Clóvis de Piza (extensionista da Emater/Muzambinho, que falou do tema ‘Gestão de Controles e Custos na Cafeicultura) e Marco Antônio Ruiz (engenheiro agrônomo que discorreu sobre ‘Nutrição do Cafeeiro’).

À frente da organização, o engenheiro João Inácio comentou: “É um ciclo de palestras onde buscamos levar a maior qualidade e quantidade de informações aos agricultores familiares do Município e região”, disse ele, muito feliz com os elogios recebidos pelo trabalho prestado. “Eles estão de parabéns mesmo! Um evento destes nos dá maior conhecimento e ficamos mais a par da situação momentânea do café. A gente não pode parar e sim evoluir junto à tecnologia, pois isto é muito importante para nós, pequenos agricultores familiares”, disse Renato de Castro Ramos, o Renatinho, agricultor do Bairro Alto da Serra, na zona rural de Guaxupé, que compareceu ao evento com toda a família. Após as palestras, os presentes participaram de um almoço especial, novamente servido pelo Buffet Susi Cólimo.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.