Autor: Waddy - Data: 25/05/2016 17:59

Chuva de granizo traz perda de 30% do café em São Pedro da União, MG

Lavouras foram atingidas por tempestade nesta última quinta-feira (19)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Chuva de granizo traz perda de 30% do café em São Pedro da União, MG

Uma chuva de granizo que furou cerca de meia hora nesta quinta-feira (19) trouxe prejuízos em cafezais na cidade de São Pedro da União (MG). Em uma propriedade, 30% dos grãos caíram dos pés.  Muitos produtores disseram nunca ter visto uma chuva tão forte na região.

A produtora Nilsa Corrêa contou como foi. Ela fez fotos da chuva, e pelas imagens dá pra ter uma noção da quantidade  de gelo acumulada perto dos pés de café. Ela conseguiu inclusive reunir um balde cheio de pedras. “Nunca vi uma chuva com ventania e granizo assim. Fiquei angustiada, fazia um barulho grande”, comentou.

Na plantação do produtor rural Rovânio Correia, o prejuízo foi a perda de 5 hectares de café. “Eu fiquei triste porque gastei muito para plantar e agora, ver tanto estrago. O café não vai perder a qualidade, mas a lavoura vai precisar ser podada e ainda nem consegui calcular todo gasto”, disse.

Outro produtor, Rubinei Sousa, passou toda a sexta-feira preocupado. Cerca de 30% dos grãos caíram dos pés da propriedade dele. “Eu tive um prejuízo de R$ 15 mil e agora vou tentar recuperar a produção”,  falou.

Procurado, o Conselho do Café da Região da Baixa Mogiana disse que na próxima semana, técnicos da Cooxupé vão visitar lavouras atingidas pela chuva e devem fazer um mapeamento da área atingida e a estimativa das perdas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.