Autor: Carlos Alberto - Data: 02/09/2016 15:28

Guaxupé já conta com feira livre diária no Mercadão Municipal

Projeto da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente se concretiza via parceria com produtores que compõem a Agricultura Familiar
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Produtores rurais de Guaxupé têm participado do “Projeto Feira Livre”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura, com o objetivo de fortalecer a referida atividade, por meio da “Agricultura Familiar”. Já em pleno funcionamento no Mercadão Municipal, a iniciativa se representa por boxes, onde os próprios sitiantes comercializam aquilo que produzem em suas terras. Parte de um amplo projeto, de revitalização do Mercado, a oferta em verduras, frutas, especiarias e outros produtos ocorre de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
A “Feira Livre” é organizada pela Associação dos Produtores Rurais, com supervisão da Secretaria Municipal. De forma alternada, os agricultores dividem-se entre o trabalho na lavoura e o comércio no Mercadão: “A gente produz no nosso sítio, traz os produtos e tenta vendê-los aqui. Começamos há um mês e, no momento, estamos trazendo nosso artesanato, as conservas, legumes, verduras, frutas, rapadura, goiabada cascão e outros produtos. O Mercadão está voltando aos poucos e vai dar certo. Tomara que todos os agricultores que estiverem vendo esta matéria participem também, pois a gente sempre está precisando de apoio”, comentou a produtora rural Mara Lúcia Felício, do Sítio Santa Luzia.
Um dos responsáveis pelo bom andamento da feira no Mercadão, o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Eduardo Ferreira Matias, prevê ainda mais melhorias: “No ano passado, tínhamos certa dificuldade, pois os próprios agricultores não acreditavam tanto em seu potencial, para trabalhar com o Município. Então, o prefeito Jarbinhas nos colocou esta meta, de trabalhar com eles e fazer com que os produtores pudessem mostrar seus produtos. Aí, a Agricultura Familiar foi importante, pois atende hoje mais de cinco mil alunos da rede pública municipal de ensino. E é o que há de melhor em alimentação! Este ano, graças a Deus, os agricultores se uniram e sentiram-se fortalecidos. Nós demos o pontapé inicial, estruturamos e isto é uma pontinha de um trabalho que estamos começando no Mercado Municipal. É uma coisa histórica para Guaxupé”, disse o profissional da área de Agronomia.
Antigo ponto de encontro e reconhecido centro comercial da cidade, o Mercadão resgata, aos poucos, a presença de antigos frequentadores: “A gente tem uma recordação muito bonita do Mercadão e, com ela, a saudade é grande! Comentei com minha esposa, hoje, que seria muito bom se voltasse a funcionar como era antes. Hoje, tenho 64 anos e já aos 10 anos vinha da roça com meus pais para fazer compras aqui. Com certeza, a revitalização será muito boa para a cidade, os moradores e principalmente os turistas”, comentou o aposentado Carmo Aparecido de Souza, da área central da cidade.
À frente da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura, Renato Carlos de Gouvêa visitou o Mercadão nesta manhã de sexta-feira, 2 de setembro, a fim de conferir o desenrolar dos trabalhos: “Desde o início deste governo, procuramos valorizar a agricultura familiar. Tanto, que quando assumimos, ela representava só 7% da merenda escolar do Município, sendo que hoje já são 33%. Isto, porque capacitamos aos produtores rurais e garantimos a compra de seus produtos. Nossa ideia, se Deus permitir, é que cheguemos a 100%. Temos, no Mercado Municipal, estandes para os produtos serem expostos e vendidos. Estamos buscando, por fim, recursos para revitalizarmos o Mercado e fomentarmos, ainda mais, a Agricultura Familiar”, definiu o secretário.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.