Autor: Carlos Alberto - Data: 22/09/2016 09:07

Deputado Emidinho Madeira representa a Assembleia na abertura da SIC 2016

Evento aconteceu no Expominas, em BH
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Emidinho Madeira representa a Assembleia na abertura da SIC 2016

O deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na Assembleia de Minas, representou o legislativo mineiro na abertura da Semana Internacional do Café (SIC), nesta quarta-feira (21/09) no Expominas, em Belo Horizonte. Segundo o deputado, que tem se destacado como a principal liderança do setor rural do Sul e Sudoeste de Minas, a realização deste encontro em Belo Horizonte é muito importante porque a cidade representa o Estado que é o maior produtor de café Brasil. “Nós acreditamos muito neste tipo de evento por ser um momento onde estão reunidas pessoas com grande conhecimento da nossa cafeicultura em várias áreas como mercado e consumo, dentre outras. É preciso cada vez mais procurarmos novos caminhos com o foco na inovação”, ressaltou o deputado.  

A SIC, que acontece até dia 23, está em sua quarta edição e é uma realização do Sistema FAmeg, Café Editora, Sebrae Minas e Governo do Estado. O evento é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O Concafé também marcou presença com um espaço exclusivo no estande da SEAPA, do Governo de Minas.

A abertura da SIC foi bastante prestigiada com a presença de João Cruz Reis Filho, Secretário de Estado de Agricultura, Roberto Simões, presidente da FAEMG, Ronaldo Scucato, presidente da OCEMG, diretor de planejamento da Café Editora, Caio Alonso Fontes, Presidente do SEBRAE Minas, Olavo Machado Júnior e vários empresários e produtores de café.

 

Conheça alguns dos destaques da Semana Internacional do Café 2016:

 

- 11º Espaço Café Brasil

Plataforma de negócios para o mercado de cafés, possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2015 foram 150 marcas expositoras, que atraíram 13 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 25 milhões em negócios diretos.

 

- DNA Café 2016 (21/9, das 14h às 19h)

Encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores do café e mediadores e abertos à participação do público visitante.

 

- Fórum da Agricultura Sustentável 2016 (22/9, das 13h30 às 19h)

Reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.

 

- Cafeteria Modelo (de 21 a 23 de setembro)

Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.

 

- Encontro de Produtores do Programa Café+Forte (21 a 23 de setembro)

Encontro promovido pela FAEMG com produtores e técnicos participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.

 

- Reuniões Educampo Café (21 a 23 de setembro)

O encontro irá reunir técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo (Sebrae). O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.

 

- Sala de Cupping & Negócios (21 a 23 de setembro)

Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e, então, provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais para a venda direta pelos produtores.

 

Coffee of the Year Brasil 2016 (21 a 23 de setembro)

Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra.

 

Encontro IWCA Brasil

A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo nacionalmente, formado por cafeicultoras, empresárias e baristas.

 

Edição 2015 em números

 

13 mil visitantes
90 expositores e 150 marcas expositoras
R$ 25 milhões de reais gerados
5 patrocinadores e 10 apoiadores de associações de café, food service, mídias e órgãos governamentais
100 compradores de café verde
120 amostras de café de diversas origens produtoras para a Rodada de Negócios
38 Sessões de cupping e 1900 xícaras provadas
26 eventos simultâneos e 360 horas de conteúdo
52 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 59 temas abordados durante 4 dias de evento
10 cafés com pontuação 87+ concorreram ao título Coffee of the Year Brasil
28 mil cafés servidos por baristas de todo o Brasil
+ de 35 mil visitantes nos sites do evento e mais de 150 mil visualizações
+ de 12 mil curtidas e 88 mil pessoas alcançadas nas redes sociais da SIC
+ de 532 matérias publicadas nos principais veículos impressos e em rádio, TV e web
36 competidores nos campeonatos Brasileiro de Barista, Preparo de Cafés e Prova de Café

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.