Autor: Waddy - Data: 22/09/2016 14:21

Deputado Arantes participa da abertura da Semana Internacional do Café

Minas contribuirá com 59% da safra deste ano, cerca de 29 milhões de sacas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Arantes participa da abertura da Semana Internacional do Café

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou nesta quarta-feira (21/09) da abertura da 4ª Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. Considerado o maior evento de café no Brasil, a feira reúne toda a cadeia produtiva, indo do pé de café até a bebida na xícara, e tem como objetivo estimular o consumo e a busca por cafés de qualidades, cuja procura cresce em torno de 12% ao ano.

Participaram o secretário de Estado de Agricultura, João Cruz Reis Filho; os presidentes do Sistema Faemg, Roberto Simões; do Sistema Fiemg, Olavo Machado; do Sistema Ocemg, Roberto Scucatto; da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva; o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, e o diretor de planejamento da Café Editora, uma das organizadoras do evento, Caio Alonso Fontes. Também estiveram presentes representantes de órgão ligados ao agronegócio no Estado, como: Emater-MG, Epamig, IMA, INDI e outros, além de produtores, fornecedores, especialistas na bebida e o público em geral..

O presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, abriu o encontro anunciando os números da safra deste ano. De acordo com ele, a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que o Brasil produza 49 milhões de sacas, sendo que Minas Gerais deverá contribuir com 29 milhões de sacas, cerca de 59% da produção nacional.

O deputado Arantes comentou a divulgação dos números: “Minas Gerais é a casa do café no mundo. Mais uma vez, nosso Estado comprovará ser o maior produtor de café do planeta, uma referência em quantidade e qualidade. Isso graças ao produtor que com muita luta e muita fé consegue produzir aproveitando a inovação tecnológica disponível. Parabéns a todos”, afirmou.

 

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

 

A quarta edição da Semana Internacional do Café é uma realização do Sistema Faemg, com patrocínio do Sistema Fiemg, do Sistema Ocemg, da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas. A feira tem uma ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, concursos, sessões de cupping e negócios, divididos em três eixos temáticos: Mercado e Consumo, Conhecimento e Inovação e Negócios e Empreendedorismo. Entre os destaques estão: o Espaço Café Brasil, uma plataforma de negócios com exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2015 foram 150 marcas expositoras, que atraíram 13 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 25 milhões em negócios diretos.

Haverá também o DNA Café 2016, que é o encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado mundial. O Fórum da Agricultura Sustentável 2016, que reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. A Cafeteria Modelo direcionada ao mercado de food service, e que conta com a capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios, além de oferecer workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros sobre o preparo de expressos, drinques, leite com café, torra, degustações, etc. O Encontro de Produtores do Programa Café+Forte, promovido pela Faemg com produtores e técnicos participantes do programa, com transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro. O Educampo Café que reunirá técnicos para discutir aspectos da metodologia do Educampo (Sebrae), que propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor possibilitando a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos da propriedade. Sala de Cupping e Negócios, onde amostras de cafés nacionais podem ser provadas por classificadores e compradores. O Coffee of the Year Brasil 2016, que escolhe entre os 10 melhores cafés provados pelo público o melhor café do Brasil desta safra. Encontro de Baristas e também o Encontro anual da IWCA Brasil, realizado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil para debater os principais passos para atuação do grupo nacionalmente, formado por cafeicultoras, empresárias e baristas.

Texto e Fotos: J.C Junot

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Estadual

Antônio Carlos Arantes

(31) 2108-5813

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.