Autor: Waddy - Data: 13/02/2017 13:33

Deputado Emidinho Madeira defende agronegócio mineiro em Uberaba

Uma das prioridade será a defesa dos direitos do produtor junto a todas as esferas governamentais
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Emidinho Madeira defende agronegócio mineiro em Uberaba

O deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, destacou a importância do agronegócio na composição do pib de Minas Gerais durante a posse do novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em Uberaba, nesta sexta-feira (10/02). O deputado apontou a análise da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG) com base em dados do Ministério de Desenvolvimento, onde a receita das exportações mineiras do agronegócio, em janeiro deste ano, somou US$ 588,4 milhões. Esse valor é 29,2% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A participação do agronegócio na pauta das exportações mineiras representou 27,7% do total das exportações estaduais, que somaram US$ 2,1 bilhões. “Nós temos acompanhado de perto todos os números oficiais a respeito da economia rural tanto em Minas como no Brasil. Sinto o otimismo da classe produtora na prática, mesmo porque convivo quase que diariamente com os cafeicultores, produtores de leite, pessoal que mexe com lavoura, cria gado de corte, porém, não é porque o momento é positivo que o poder público deve dar as costas. Pelo contrário, as ações de governo podem e devem contribuir para valorizar o agronegócio porque os resultados refletem, satisfatoriamente, em outros setores da sociedade. O que estiver ao nosso alcance nós vamos fazer para defender e investir, principalmente no suporte aos pequenos produtores”, disse o deputado, em alusão ao programa “Mais Genética”, que está sendo implantado, por sua iniciativa, no Sul e Sudoeste de Minas.

 

Sobre a posse:

O novo presidente da Girolando é o pecuarista Luiz Carlos Rodrigues, que sucede Jônadan Ma. A solenidade de posse contou com a presença de importantes lideranças do setor, criadores e autoridades políticas de vários Estados. Tomaram posse também os Conselhos Fiscal, Consultivo e os Representantes Estaduais. “Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o Jônadan pelo seu dinamismo à frente da Girolando nesses últimos três anos, onde pudemos realizar boas parceiras em conjunto. Desejamos ao novo presidente Luiz Carlos uma gestão pautada nos mesmos princípios adotados pela entidade ao longo de sua história e que os resultados sejam colhidos em benefício da classe produtora. Estamos à disposição e seremos parceiros para o que der e vier. Somos admiradores da raça Girolando e conhecemos profundamente sua importância para a nossa pecuária leiteira. Podem contar com a gente”, frisou o deputado Emidinho Madeira.

 

Entre as prioridades da nova diretoria estão o apoio aos Núcleos Regionais e Microrregionais de criadores de Girolando para que desenvolvam ações de fomento em seus Estados, a consolidação e expansão do projeto de internacionalização da raça na América do Sul e Central e a ampliação do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

 

Outra prioridade será a defesa dos direitos do produtor junto a todas as esferas governamentais. “É preciso urgentemente limitar a importação de leite, pois isso vem prejudicando a produção nacional e o preço recebido pelo produtor. Também é necessário reduzir a carga tributária dos produtos lácteos, fazendo com que essa redução de custos seja repassada pelas indústrias ao produtor, assim como fomentar a implantação de novas indústrias do setor nos municípios.”, disse Rodrigues, que presidirá a entidade durante o triênio 2017/2019. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

 

Perfil - Agropecuarista na região do Triângulo Mineiro, o novo presidente Luiz Carlos Rodrigues seleciona a raça Girolando desde 2009, na Fazenda Nova Terra, em Uberaba/MG, e também cria gado de corte. Na agricultura, trabalha com cana de açúcar, soja e milho em Uberaba e em Conquista/MG. Na diretoria anterior da Girolando exerceu o cargo de diretor Financeiro. Preside a Associação dos Empresários Canavieiros do Vale do Rio Grande (CanaVale), o Núcleo dos Empresários Canavieiros do Estado de Minas Gerais, além de ser diretor da Cooperativa do Triângulo e Alta Paranaíba (Cotrial) e do Instituto Boa Fé, de apoio ao combate ao câncer.

 

Fonte: Assessoria do deputado Emidinho Madeira com informações da Girolando

 

 

“Somos admiradores da raça Girolando e conhecemos profundamente sua importância para a nossa pecuária leiteira. Podem contar com a gente”.

Deputado Emidinho Madeira

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.