Autor: Waddy - Data: 06/04/2017 13:36

Deputado Emidinho Madeira prega união regional em defesa do setor rural

Assembleia do ConCafé reuniu 32 municípios em Carmo do Rio Claro
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Emidinho Madeira prega união regional em defesa do setor rural

O deputado Emidinho Madeira, que tem se tornado o principal parlamentar de Minas Gerais em defesa do setor rural na Assembleia Legislativa, foi enfático durante seu pronunciamento na Assembleia Geral do ConCafé – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas, que aconteceu nesta segunda-feira (03/04), em Carmo do Rio Claro. Ele abordou a importância econômica da região e pregou a união de todos.

Segundo o deputado Emidinho Madeira, o ConCafé não foi criado para ocupar espaço de outros órgãos de representação da cafeicultura. “É o contrário. Nossa intenção é trabalhar em bloco e ampliar a representatividade do setor. Os prefeitos precisam reconhecer o cafeicultor como empresário e empreendedor, que gera renda e emprego e movimenta a economia em seus municípios. Todos os governos, os anteriores e o atual, seja de Minas ou do Brasil, possuem uma dívida enorme com o setor rural, o qual tem sustentado a economia brasileira há muitos anos. Temos de nos unir, todos os prefeitos da região, juntamente com os seus deputados estaduais e federais, sem cor partidária, e fazer uma defesa plena da cafeicultura no Sul e Sudoeste de Minas. Estamos aqui com 32 municípios presentes. Temos uma força política e econômica muito grande e não há reivindicação que a gente não consiga estando unidos. Precisamos construir uma política cafeeira para o nosso Estado e para isso é de suma importância que todos os municípios oficializem sua adesão ao ConCafé”, ressaltou.

Durante a reunião do consórcio, que teve a participação de 32 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e representantes, foi confirmada a escolha do prefeito de Carmo do Rio Claro, Tião Nara, como presidente do ConCafé pelos próximos dois anos. “O ConCafé é muito importante para fortalecer os municípios da nossa região. Agradecemos a confiança de todos os prefeitos e podem contar com nosso empenho para tocar em frente esse importante instrumento de defesa de nossos cafeicultores”, disse.

 

Prefeitos do Sul de Minas elogiam iniciativa do deputado Emidinho Madeira

 

Vários prefeitos de cidades importantes do Sul e Sudoeste de Minas marcaram presença na Assembleia do ConCafé e reforçaram um apoio amplo para o bom funncionamento do Consórcio.

“O deputado Emidinho Madeira está resgatando a importância do café em nossa região. Tenho acompanhado o empenho e o envolvimento do deputado e estou surpreso com o brilhantismo do seu trabalho”, disse o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, o Luizinho. O prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, disse que o café é a principal fonte de renda do município, representando 53%da economia local. “O deputado Emidinho Madeira está no caminho certo e tem nosso total apoio”, frisou.

Nei do Jorginho, prefeito de Bom Jesus da Penha, também apontou a importância do consórcio e destacou a dedicação do deputado. “Conheço o Emidinho como deputado e cafeicultor. Somos de cidades vizinhas que tem sua economia totalmente rural, com destaque para a cafeicultura. Parabenizo o Emidinho pela iniciativa de criar o ConCafé e convido a todos os prefeitos que ainda não aderiram, para que venham fazer parte. Quanto mais unidos estivermos, melhor será para todos nós”.

O presidente da Alago – Associação dos Municípios do Lago de Furnas, prefeito de Capitólio, José Eduardo, também declarou total apoio ao consórcio. “Ao deputado Emidinho nossa gratidão pela sua visão como homem público e representante do nosso Sul de Minas. O ConCafé é uma das mais significativas iniciativas para podermos dar o devido valor e apoio a este que é o principal produto econômico da região”.

Celson José de Oliveira, prefeito de Nova Resende, que figura como a segunda cidade que mais produz café em Minas Gerais, perdendo apenas para Patrocínio, demonstrou sua ampla confiança no deputado e no consórcio. “Conheço todos os projetos do deputado Emidinho Madeira. Tudo que ele pega pra fazer dá certo e o com o ConCafé não será diferente”, disse o prefeito, que é conterrâneo do deputado.

 

Segurança no campo foi tema de debate

 

O deputado Emidinho Madeira convidou uma empresa especializada, que desenvolveu um aplicativo, para falar sobre o "Programa de Propriedades Protegidas". Segundo o deputado, em Nova Resende o sistema tem dado muito certo tanto na área urbana junto aos comerciantes, como rural. “O aplicativo faz uma integração da comunidade com a Polícia Militar ficando bem mais fácil identificar o local ocorrência e a chegada da polícia até o local. Temos que montar uma rede bem ampla entre todas as cidades de forma integrada com a Polícia Militar. O bandido vai pensar duas vezes antes de invadir uma propriedade quando estivermos todos integrados”, disse o deputado.

O representante da empresa disse que trabalha em 100 municípios. “Estamos na região do 46º Batalhão da PM, no Triângulo Mineiro, e os resultados têm sido excelentes com quedas significativas nas ocorrências”, afirmou.

O deputado também falou sobre a distribuição de mudas de café aos municípios através de emendas parlamentares para atender a agricultura familiar e colocar salas de prova de café e aquisição de aparelhos de medir umidade para atender os pequenos produtores. “Em Fortaleza de Minas nós vivemos uma situação onde a mineração está em queda e precisamos criar outra alternativa de geração de emprego e renda. Iremos, juntamente com o prefeito Denilson da Van, fomentar a produção de café. É um município muito bem localizado e com terras próprias para a cafeicultura”.

O professor da UFLA, Paulo Henrique Leme, consultor técnico do ConCafé, ministrou palestra sobre “O ConCafé e o Futuro da Cafeicultura em Minas Gerais”. O especialista também mencionou a importância econômica da região e pregou a união do setor. “Temos que pensar e construir o futuro da região junto com os cafeicultores”.

O engenheiro agrônomo Chico da Emater, superintendente do ConCafé e com 42 anos de trabalhos junto a empresa do Estado, também manifestou seu entusiasmo com o consórcio e salientou que o ConCafé, apesar de ser uma instituição ainda muito nova, já tem apresentado ótimos resultados. “Já participamos de feiras tanto no Brasil como no exterior e a adesão dos municípios tem aumentado dia após dia. Os prefeitos que assumiram este ano tem nos procurado bastante para oficializar suas adesões. As informações aos prefeitos que quiserem fazer parte do ConCafé podem ser obtidas através dos telefones: (31) 98379-3143 / 35-98809-4525.

 

FRASE:

“Parabenizo o deputado Emidinho Madeira e estamos juntos para defender nossa cafeicultura”. Deco do Stalo, prefeito de Piumhi (município membro do ConCafé) e presidente da AMEG – Associação dos Municípios do Médio Rio Grande

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.