Autor: Waddy - Data: 13/04/2017 15:19

O Sul de Minas produz 30% do café brasileiro

"O espírito empreendedor do produtor rural nos faz acreditar que o Brasil tem jeito", disse o deputado Emidinho Madeira
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis O Sul de Minas produz 30% do café brasileiro

O deputado Emidinho Madeira, que também é produtor de café no Sul de Minas e idealizador do ConCafé, ressaltou a importância dos cafeicultores do Sul de Minas responsável por 30% da produção de café do Brasil, segundo reportagem publicada pelo portal G1 esta semana. “Parabéns a todos os cafeicultores do nosso Sul e Sudoeste de Minas pelo espírito inovador. O empreendedorismo dessa classe batalhadora nos faz acreditar que o Brasil tem jeito. É nosso dever e nossa obrigação defender, diariamente, todos os cafeicultores e os produtores rurais de forma geral por gerarem emprego e renda e transformar a vida das pessoas para melhor”, disse o deputado.

De acordo com a reportagem do G1, o controle de doenças, como a ferrugem e um plano com foco em produtividade fizeram a região aumentar sua participação na produção nacional, de 1,2 milhão de sacas, na década de 1970, para 16,3 milhões no ano passado, junto com a região Centro-Oeste, conforme números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O surgimento de novas áreas para o cultivo do café e a expansão da mecanização também contribuíram para o aumento da produção. Esse período de crescimento, no entanto, viveu pequenos períodos críticos, como em 1989, quando os preços caíram para cerca de US$ 40 a saca, devido à extinção das cláusulas econômicas do Acordo Internacional do Café. Períodos de geada também prejudicaram o cultivo, mas a cultura conseguiu retomar o fôlego nos anos seguintes.

 

ASCOM com informações do G1

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.