Autor: Carlos Alberto - Data: 27/04/2017 11:18

Frigoríficos de peixe de Cássia e Carmo do Rio Claro serão concluídos

Obras foram garantidas após mobilização do deputado Emidinho Madeira
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Frigoríficos de peixe de Cássia e Carmo do Rio Claro serão concluídos

Uma grande notícia para a região Sul e Sudoeste de Minas. Depois de uma ampla mobilização do deputado Emidinho Madeira junto a Emater, o Governo de Minas e as prefeituras de Cássia e Carmo do Rio Claro, os frigoríficos de peixes que estão semi-acabados e que são um sonho antigo dos pescadores da região, finalmente deverão ser concluídos. Quem garantiu foi nada menos que o Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha, durante reunião nesta quarta-feira (26), na sede do BDMG, em Belo Horizonte. “Nós vamos resolver”, enfatizou o Secretário.

Segundo levantamento realizado pela Emater, para a conclusão da obra em Cássia, que teve início há 16 anos atrás, serão necessários em torno de R$ 177 mil. No caso de Carmo do Rio Claro, obra iniciada há 10 anos, os valores são de R$ 370 mil. Presente na reunião, o presidente da Emater, Glênio Martins, que visitou recentemente as duas cidades acompanhado do deputado Emidinho Madeira para verificar a situação dos empreendimentos, ressaltou o aspecto físico e documental das obras. “Todos os dois frigoríficos são muito funcionais e já possuem o SIF – Selo de Inspeção Federal, documentação que possibilita até mesmo a exportação dos produtos”, destacou.

Para o deputado Emidinho Madeira, que abraçou a causa desde o início, a conclusão dos frigoríficos terá um impacto muito positivo em toda a região. “Desde que tomamos conhecimento da situação dos frigoríficos nós procuramos uma maneira de mobilizar junto aos prefeitos e o governo de Minas, através da Emater, para procurarmos uma saída em conjunto. Levamos o presidente da Emater até os locais para que ele pudesse se sensibilizar com a situação e assim criarmos uma ação conjunta. Todos de prontificaram em fazer sua parte”, disse o deputado, que também frisou o potencial econômico regional. “Nossa região tem um potencial muito grande na produção e industrialização de pescados. Temos os lagos de Furnas e também de Mascarenhas, na região de Cássia. Muitos empreendedores investiram na construção de tanques-rede há algum tempo atrás acreditando que os frigoríficos iriam atendê-los, mas acabaram tendo grandes prejuízos. Estamos muito satisfeitos e otimistas com a resposta do Governo de Minas, através do Secretário Odair Cunha, que tem uma visão ampla e conhecimento profundo das necessidades da nossa região. Precisamos criar alternativas de geração de emprego e renda na região e não podemos desperdiçar os investimentos que já foram feitos. Agradecemos muito a atenção do Odair e temos fé que agora essa obra será concluída para o bem de toda a região”, disse o deputado Emidinho Madeira.

 

Prefeitos e lideranças comemoraram

 

Presentes na reunião em Belo Horizonte, tanto o prefeito de Cássia, Kito Arantes, como de Carmo do Rio Claro, Tião Nara, comemoraram muito o sucesso da mobilização. O prefeito Tião Nara destacou o empenho do deputado Emidinho Madeira que tem sido um verdadeiro guerreiro na busca de soluções para melhorar a região. “Se não fosse esse entusiasmo e essa capacidade que o Emidinho tem de mobilizar e mostrar o caminho para as autoridades, não teríamos chegado até aqui. Agora nós acreditamos que o frigorífico será concluído. Estamos fazendo a nossa parte como município e o que estiver ao nosso alcance estamos à disposição”, disse o prefeito de Carmo do Rio Claro, município que tem aproximadamente 400 pescadores, segundo a APESCARMO – Associação dos Pescadores de Carmo do Rio Claro e Região.

No frigorífico de Cássia a situação é um pouco melhor. De acordo com a Emater, se tudo correr dentro dos prazos normais, em praticamente 60 dias o empreendimento entra em funcionamento.  Cássia já tem a Coopameg – Cooperativa dos Pescadores de Aquicultores do Médio Rio Grande, apta para funcionar e toda a documentação já adequada. O frigorífico também tem o respaldo e o apoio do prefeito Kito Arantes.

Também estiveram presentes na reunião o vereador de Cássia, Luciano Leiteiro, o presidente da Coopameg, Sérgio Donisete Ferreira e o agente municipal de Cássia, Ezequias. De Carmo do Rio Claro o vereador Sandro Pescador, representando também a APESCARMO, o vereador João dos Reis, o João do Tiaozão, além do assessor Júlio. O gerente da Emater, regional de Passos, Frederico Ozanam e o Secretário Executivo do Território Sudoeste, Juarez Moreira também marcaram presença. (Ass. Com. Emidinho Madeira)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.