Autor: Carlos Alberto - Data: 27/05/2017 08:26

Está aberta oficialmente a safra 2017/18 na área de ação da Cooxupé

Durante evento realizado em Alpinópolis/MG, cooperativa anuncia início de colheita
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Está aberta oficialmente a safra 2017/18 na área de ação da Cooxupé

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé realizou na manhã desta sexta-feira, dia 26, em Alpinópolis (MG), um evento oficializando o início da colheita da temporada 2017/2018 em sua área de atuação. A abertura da safra ocorreu durante a Unidade Demonstrativa realizada na cidade, reunindo mais de 1.600 pessoas entre produtores e familiares. A ação também integrou o Programa Café Forte, realizado pela Cooxupé, em parceria com entidades como Conselho Nacional do Café, Sistema OCB, Embrapa, entre outras entidades.

O evento contou ainda com a presença de representantes e lideranças de entidades relacionadas ao café como Márcio Lopes de Freitas (presidente do Sistema OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras); Silas Brasileiro (diretor executivo do CNC - Conselho Nacional do Café); Sílvio Farnese (diretor interino do Departamento de Café, Cana-de-açúcar e Agroenergia, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura - MAPA); Anísio José Diniz (pesquisador Embrapa Café); Arnaldo Bottrel (presidente da ASSUL - Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas); José Gabriel dos Santos Filho (prefeito de Alpinópolis), além da diretoria da Cooxupé, representada pelo vice-presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Em seu discurso, Márcio Lopes de Freitas da OCB destacou a atual situação do Brasil. “Vemos tantos coisas ruins, as pessoas perderam a confiança no governo e nas instituições. O cooperativismo e a Cooxupé são referências e exemplos de que nós podemos fazer a diferença. Aqui temos muito mais que um produto (o café), mas a confiança que preserva valores e princípios, o que precisamos neste momento”, disse.

Silas Brasileiro reforçou o papel social que o café representa na vida de muitas famílias brasileiras. “Somos mais de 330 mil produtores no país e estamos em 1.930 municípios. O café tem este papel social de aproximar pessoas, unir produtores e cooperativas”, contou.

Sílvio Farnese aproveitou a oportunidade e colocou o governo à disposição do setor cafeeiro. “Estamos tendo a oportunidade de visitar as áreas brasileiras. Só assim conseguimos ver como é importante apoiar os setores para juntos sermos mais fortes”, apontou.

O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, comentou sobre a importância deste período para o cafeicultor, que é o fruto do trabalho dos cooperados, e a participação no programa Café Forte. “Estamos iniciando um projeto que é muito necessário para nós e que reflete o momento do café. A Cooxupé durante oito meses estará nesta parceria e gostaríamos de estendermos esta ação, pois temos uma necessidade de comunicação muito grande. O público precisa ter conhecimento da relevância da cafeicultura e como funciona o nosso negócio”, afirmou.

A área de ação da Cooxupé integra mais de 200 municípios nas regiões do Sul e Cerrado de Minas Gerais e média mogiana, no estado de São Paulo. A produção dos mais de 13,5 mil cooperados está estimada em 6,9 milhões de sacas de café espécie arábica. A expectativa da cooperativa neste ano é receber em torno de 6 milhões de sacas. Na cidade de Alpinópolis, onde aconteceu a abertura oficial da safra, a estimativa é de colher 139 mil sacas em 2017. No ano passado – quando a bienalidade foi alta – foram colhidas 152 mil sacas pelos cooperados da região deste município.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.