Autor: Carlos Alberto - Data: 22/03/2018 07:31

Com público de mais de 1.600 produtores, Feira da Cooxupé apresenta maquinários e tecnologias para lavouras cafeeiras

Evento organizado pela Cooxupé termina nesta quinta-feira, dia 22 (Texto e fotos: André Monteiro)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Com público de mais de 1.600 produtores, Feira da Cooxupé apresenta maquinários e tecnologias para lavouras cafeeiras

A 3ª edição da Feira do Cerrado recebeu em seu primeiro dia mais de 1.600 visitantes - produtores de café do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba (cooperados da Cooxupé) que estão buscando novidades em maquinários, insumos e implementos agrícolas para suas lavouras. O evento acontece no Núcleo da cooperativa, na cidade de Coromandel.

A plataforma comercial da Feira conta com 65 expositores. Entre as soluções apresentadas há uma tecnologia para geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, que pode ser implementada tanto em residências quanto nas propriedades agrícolas. O investimento consiste em uma usina própria com capacidade de gerar a quantidade de energia necessária de acordo com as demandas do produtor. Assim, o cafeicultor conseguirá se planejar e gerar o seu próprio recurso ao longo do ano, destinando o excedente para o período da colheita, momento em que o consumo energético aumenta consideravelmente nas propriedades. Desta forma, esta tecnologia beneficia os produtores por utilizar energia renovável, estando de acordo com uma produção mais responsável – tema da feira deste ano.

O cooperado Geraldo Alvez Correa, de Coromandel, veio ao evento para conferir as novidades e fechar negócios. "Conferi as tecnologias que envolvem a classificação do café para que eu consiga evitar perdas no momento da entrega. Estou fazendo os orçamentos junto com o meu irmão e devemos fazer uma compra em conjunto, já que nossas fazendas são vizinhas", afirma.

O pagamento em troca de sacas de café é uma das vantagens que a Cooxupé oferece aos seus cooperados, a chamada operação barter. O produtor tem a possibilidade de parcelar suas aquisições em três anos ou até em quatro – sendo este último período válido para maquinários voltados ao processo pós-colheita. A Feira do Cerrado da Cooxupé continua nesta quinta-feira, dia 22, das 08h às 18h. A entrada é gratuita. 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.