Autor: Carlos Alberto - Data: 06/07/2018 13:13

Cooxupé participa do DIA C e recebe mais de 200 alunos no NEA

NEA recebe alunos da região de Guaxupé para o DIA C. (Foto: Divulgação)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Cooxupé participa do DIA C e recebe mais de 200 alunos no NEA

Em comemoração ao dia Internacional do Cooperativismo - que este ano é celebrado no dia 7 de julho - a Cooxupé participou no dia 29 de junho do Dia de Cooperar, o Dia C, que é uma iniciativa da OCEMG. A data foi criada para promover ações cooperativistas, de sustentabilidade, levando a conscientização e novos conhecimentos sobre temas ligados ao meio ambiente pra crianças e adolescentes.

Ao todo, 240 alunos de escolas da Guaxupé, Juruaia, Nova Resende e Guaranésia estiveram no NEA – Núcleo de Educação Ambiental – da cooperativa e participaram de uma série de atividades que, este ano, abordaram a revitalização de nascentes com o projeto "Cílios de Minas".

Durante a visita, a professora Elaine Paiva de Oliveira da escola Dom Inácio, em Guaranésia, destacou que a experiência mostrou aos alunos o que eles aprendem na teoria em sala de aula. "Um dos exemplos que vimos é sobre a importância da mata ciliar, do plantio das árvores e a escolha certa para cada local. Isso foi muito importante pois vemos muitos problemas dentro das cidades com árvores que foram plantadas sem conhecimento e acabam causando problemas para os moradores". A professora ainda contou que durante o ano, por meio de projetos dentro das escolas, são trabalhados temas como o cooperativismo, a preservação e cuidados com o meio ambiente.

Visitando o NEA pela primeira vez, a estudante Kethelyn Aparecida Barbosa Alexandre da escola Dom Inácio, que fica em Guaranésia, destacou as informações que teve acesso durante o dia C. "É a primeira vez que venho até o NEA e achei o espaço muito bom, gostei bastante. Conseguimos estar em contato com a natureza e isso é muito importante, pois só víamos em sala de aula. Nos assuntos, o que mais me chamou atenção foi sobre as árvores pois aprendemos que não é só plantar e deixar ela crescer, elas precisam de um local certo e cuidados", disse.

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, comentou sobre a importância de plantar a raiz do cooperativismo nas crianças para garantir sucesso no futuro. "O projeto Cílios de Minas é um bom exemplo de que cooperando, ou seja, pensando em um bem comum, conseguimos chegar mais longe e beneficiar os envolvidos. Isso é cooperativismo e, melhor que tudo isso é preservar a natureza. Conseguimos unir dois pontos muito importantes para a Cooxupé e incentivar as crianças que são os melhores formadores de opinião que temos para passar as informações para todos", explica.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.