Autor: Carlos Alberto - Data: 16/10/2018 10:18

Começou, na Cooxupé, concurso internacional para escolha dos melhores cafés do País

"Copa do Mundo do Café" acontece até domingo, 21, na sede da Cooxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Começou, na Cooxupé, concurso internacional para escolha dos melhores cafés do País

Começou nesta segunda-feira (15) a etapa internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018, principal concurso internacional de avaliação de cafés especiais. Neste ano, o evento acontece em Guaxupé/MG. Considerado a Copa do Mundo do Café Especial, o concurso conta com a presença de 29 juízes de dez países, que já começaram a provar 77 amostras de café arábica classificadas durante a etapa nacional, realizada em Varginha/MG.

Os profissionais desembarcaram no Sul de Minas ainda no domingo e foram recepcionados pela Cooxupé e SMC Specialty Coffees, anfitriãs do evento realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

O júri é composto por profissionais dos Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha. Os juízes vão degustar, avaliar e atribuir uma nota para cada uma das amostras de café das duas categorias que concorrem no concurso: 37 do tipo cereja descascado/despolpado (preparados pelo sistema em via úmida) e 40 do natural (grãos colhidos e secos com casca). No dia 21 de outubro, os produtores dos cafés com melhores pontuações serão apresentados e premiados durante uma solenidade.

Participam desta edição produtores da variedade arábica da safra 2018 de diferentes regiões do Brasil. A BSCA recebeu, para o Cup of Excellence – Brazil 2018, cerca de mil amostras. Além de jornalistas brasileiros, profissionais da imprensa de diferentes países também vão acompanhar as atividades do principal concurso de qualidade para cafés especiais durante a semana.

"A missão do Cup of Excellence é garimpar os cafés nacionais mais diferentes e que apresentem um nível de excelência, que sejam diferenciados. Apresentamos durante o Cup a nossa variedade e a qualidade do café brasileiro. É a principal vitrine para esse nicho de cafés especiais", diz Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

Em busca da excelência (Cupping)

Na segunda-feira, as atividades começaram na sede da Assoxupé, com uma reunião da BSCA com os juízes. Foi feita uma apresentação sobre o cenário do café no Brasil e em Minas Gerais e definidos os detalhes do concurso. Na sequência, os avaliadores começaram o procedimento que eles chamam de calibragem, no qual provam alguns cafés e alinham percepções. "É uma praxe que usamos para imersão sobre o café que vamos provar, de maneira a calibrar nossos sentidos e alinharmos conceitos", explica Edmilson Generoso, consultor de qualidade e juiz representando o Brasil na etapa internacional.

Edmilson Generoso explica que, na calibragem, eles verificam diferentes aspectos do café, como, por exemplo, se é limpo, doce, sabores encontrados, acidez e doçura. É feita uma avaliação sensorial completa. "Começamos primeiro com uma avaliação olfativa, depois que é inserida a água cheiramos a amostra novamente e, por fim, a degustação da bebida", conta.

Entre os muitos atributos avaliados, estão: Fragrância\Aroma, Uniformidade, Ausência de Defeitos, Doçura, Sabor, Corpo, Finalização e Equilíbrio. A pontuação de cada atributo de qualidade é somada, subtraindo-se a pontuação dos defeitos. Desta forma se obtém a pontuação total do café. Os cafés vencedores vão participar de leilões organizados pela ACE com apoio da BSCA, garantindo valores diferenciados pelas sacas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.