Autor: Carlos Alberto - Data: 10/05/2019 15:53

Prefeitura de Guaxupé e grupo do deputado Emidinho Madeira divulgam parceria pelo "Programa Mais Genética"

Autoridades, assessores parlamentares, especialistas e produtores de leite firmaram um pacto pela melhoria do rebanho, assim como os aumentos da quantidade e a qualidade do leite produzido na zona rural de Guaxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeitura de Guaxupé e grupo do deputado Emidinho Madeira divulgam parceria pelo

Produtores rurais em Guaxupé participaram, nesta noite de quinta-feira, 9 de maio, de uma reunião com representantes do deputado federal Emidinho Madeira, no setor da pecuária/agricultura, além de vereadores locais, integrantes do alto escalão da Prefeitura, membros da Emater e convidados, em geral. O encontro, ocorrido no Guaxupé Leilões, teve como objetivo divulgar a parceria firmada entre o referido parlamentar e o Município, para o fortalecimento do “Programa Mais Genética”. Criada em 2017 pelo atual representante da região no Congresso Nacional, a inciativa consta da inseminação artificial, com vistas ao melhoramento do rebanho e, consequentemente, o aumento tanto da quantidade, quanto da qualidade do leite produzido.

A reunião foi organizada pelo assessor parlamentar Diomar Mariotti Filho, tendo ele sido acompanhado pelo pecuarista Leandro Cavaco, também do grupo de Emidinho, responsável direto pela coordenação do “Mais Genética” na região. Já pela Prefeitura estiveram presentes os secretários Artur Fernandes Gonçalves Filho (governo e planejamento) e Renato Carlos de Gouvea (Meio Ambiente e Desenvolvimento), assim como o veterinário Marcelo Pedroza e o diretor da Divisão de Agricultura Familiar, Eduardo Ferreira Matias. Por parte da Câmara, os vereadores Francis Osmar da Silva, Donizetti Luciano dos Santos, Paulo César Beltrão e Francisco Timóteo de Rezende. Ainda o coordenador da Emater, Marcelo Bonfim, entre outros especialistas, participaram da ocasião, haja vista que cada uma das instituições terá importância no desenvolvimento do programa, em Guaxupé.

Durante a apresentação, foi divulgado que o “Mais Genética” funcionará de forma simples, com o veterinário Marcelo percorrendo as propriedades, numa motocicleta equipada justamente para o Programa (que foi criado pelo governo estadual). “Manteremos um contato muito estreito com os produtores, pois não vamos apenas fazer as inseminações, mas transmitir todo o nosso conhecimento e auxiliar no que for possível”, disse Marcelo, que ocupava outro cargo na Vigilância Sanitária e agora ficará exclusivamente na nova função. “Estávamos em dívida com o ‘Programa Mais Genética’, mas estamos em busca do tempo perdido. Nosso prefeito está muito otimista porque levar ao produtor um sêmen que aumentará o valor da criação, a qualidade da produção e trará inúmeros benefícios é, sem dúvida, uma atitude nobre de nosso deputado Emidinho”, complementou o secretário Renato Gouvea.

Entre os produtores, as boas perspectivas motivadas pelo Programa foram externadas na reunião: “Sem dúvida, será um programa de sucesso, que ajudará muito a nós, produtores. Estamos felizes por este encontro franco entre poder público e produtores”, disse o ex-vereador Mauri Flório Joaquim, dos sítios Boa Vista e Roda D’água. “Bom saber que haverá um acompanhamento por parte da Emater e da própria Prefeitura, pois importantes são a alimentação, o manejo e outras providências”, observou a criadora Luciane Andreia de Oliveira. “Conheço o ‘Programa Mais Genética’, sei de sua importância e sou testemunha do quanto dá certo sim! Contudo, as preocupações quanto a um possível acompanhamento por especialistas aos produtores e suas propriedades é sim de grande importância”, reforçou a pecuarista familiar, Angela Illanes, do “Projeto Balde Cheio”, da Embrapa, em desenvolvimento pelo País.

Após o detalhamento sobre o “Mais Genética”, os presentes marcaram, para este dia 14, às 19h, no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, uma reunião oficial de apresentação. “Será um marco para a história de Guaxupé, pois já inseminamos mais de vinte mil vacas na região e sabemos que o projeto prospera. Os produtores estão felizes, pois a melhoria é a custo zero e, com ela, eles entrarão numa nova fase da pecuária leiteira”, afirmou Leandrinho, como é conhecido o assessor do deputado Emidinho Madeira. “Não sou criador, nem conheço do ramo, mas vi a alegria dos produtores com a notícia de que o ‘Mais Genética’ vai vingar em Guaxupé. Portanto, o Programa tem o apoio do Legislativo, que está de mãos dadas com o governo municipal, o deputado Emidinho e, principalmente, com estes produtores, honrados e aguerridos”, disse o vereador Francis. “Há trinta anos, quase todos os cafeicultores tinham gado leiteiro, mas isto foi raleando e, hoje, são poucos os produtores de leite por aqui. Sendo assim, o prefeito Jarbinhas determinou que nosso papel, vendo este empenho do deputado Emidinho, fosse de parceria 100%, pois temos que resgatar uma tradição que nos colocou em altos patamares no passado”, frisou Arturzinho, como é conhecido o secretário municipal que representou o prefeito Jarbas Correa Filho na reunião.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.