Autor: Carlos Alberto - Data: 10/10/2016 15:12

Ciência, arte e educação na 14ª FICE do Colégio Dom Inácio

O dia no Dom Inácio foi todo dedicado à integração do conhecimento elaborado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O Colégio Dom Inácio de Guaxupé promoveu, nesta sexta-feira, 7 de outubro, sua 14ª Feira Integrada do Conhecimento Elaborado, quando alunos de diferentes séries exibiram ao grande público projetos científicos, culturais e de extrema pertinência social. Muito bem organizado, o evento comprovou, mais uma vez, que nas escolas mantidas pela Fundação Educacional Guaxupé também prioriza-se a cultura e a arte, além da Educação, propriamente dita.

A FICE 2016 resultou numa mega-exibição de projetos feitos pelos próprios estudantes, com os apoios de seus professores, onde destacaram-se a variedade de temas, assim como a qualidade das apresentações e performances: "Sou do grupo da música e apresentamos o espetáculo "Chão e Chuva1". Nosso espetáculo envolve a música e a dança, sendo que conta a história do povo nordestino, seus hábitos e modo de viver. Trabalho com a professora de Artes, dona Lilian e é bem legal, pois a gente pode transmitir nosso trabalho às pessoas de fora", comentou Laura Dutra, de 15 anos, do 1º Colegial B.

Com estandes adaptados em dois pavimentos de salas de aulas, a Feira atraiu público expressivo, entre estudantes de outras instituições e pessoas (crianças, adultos e gente da terceira idade) interessadas em ver de perto as experiências científico-culturais. "É uma feira muito criativa e educativa, onde as crianças despertam toda a curiosidade, normal pela idade e, então, isto motiva muito. Nós viemos de Jundiaí, que é uma cidade grande e estamos muito contentes com o Colégio Dom Inácio. Primeiro, pelos níveis pedagógico e de tratamento para com as crianças. A gente pode ver que há muitas atividades e eles sentem-se, realmente, muito à vontade aqui. A escola é muito boa!", enfatizou o empresário Luiz Carlos Esteves, pai dos estudantes João Manoel e Pedro Augusto, evidentemente envolvidos com algum projeto na 14ª FICE.

Num dia marcante para a escola, professores e alunos interagiram com os visitantes. Entre eles, a professora de História, do Ensino Fundamental II, Maria Isabel de Souza, que era toda satisfação para com o sucesso e empenho dos alunos: "Este projeto foi muito bem elaborado pelo 9º ano, que fez todo o levantamento histórico, pesquisa e tudo o mais. Estou muito orgulhosa dos alunos, pois o resultado foi sensacional", disse ela, referindo-se ao curta metragem produzido por alunos do Colégio Dom Inácio.

Entre os principais responsáveis pela FICE, a importância da participação era espontânea: "A gente produziu um curta metragem falando desde a criação do Colégio, a idealização e a primeira turma, que foi lá em 1976, comentou Paula Rodrigues, do 9º Ano. "Foi muito bacana participar", continuou Olavo Riboli. "A gente fica feliz com as pessoas vendo nosso trabalho, que foi feito com muita dedicação nos últimos meses", complementou Rebeca Barbosa.

Não só os pré-adolescentes, mas também as crianças deram espetáculo de conhecimento: "O terrário é um modelo de reprodução do nosso ambiente. Foi montando utilizando recipientes de plástico ou vidro, terra, areia, pedras, animais, jardins, plantas, água e enfeites. Lá dentro, os animais não morrem, pois quando eles aquecem, a água utilizada para molhar as plantas evapora e gruda no papel. Depois, ela cai em forma de chuvinhas. E é isto que acontece com nosso ambiente", explicou a pequena  Beatriz Fernandes Pina Gomes da Silva, de 8 anos, aluna do 2º ano ? Ens. Fundamental I, a qual comprovou, igualmente a seus colegas, o alto nível da transmissão de conhecimento, da escola para com seu público-alvo.

Evidentemente feliz, a diretora do Colégio Dom Inácio, Juliana Magalhães, enfatizou: "Nossas expectativas são sempre as melhores, mas ainda assim nossos alunos nos surpreendem. Hoje, estamos contagiados com a energia que eles colocaram nesta escola, num ambiente em que acolheram aos convidados e, ao mesmo tempo, compartilharam com todos nós os conhecimentos construídos durante muito tempo, com pesquisas, trabalhos, projetos, busca de documentos, dados. Esta Feira, para nós, é especialmente importante, pois comemora os quarenta anos do Colégio Dom Inácio. Isto, pelo fato de que nós, do Colégio, respeitarmos tanto esta história, termos por ela tanta admiração e uma honra imensa de fazer parte disto tudo", finalizou ela, que administra o D. Inácio, junto à reitoria, composta pelos professores doutores Reginaldo Arthus, André Luiz de Andre Melo e Antônio Carlos Pereira - Tataio.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.