Autor: Carlos Alberto - Data: 16/12/2016 18:41

Direção das escolas da FUNDEG inaugura o "Memorial Dom Inácio"

Noite inesquecível confirmou a importância do "Frei Inácio" para a comunidade guaxupeana e o reconhecimento de Unifeg e Colégio Dom Inácio para com suas origens
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A direção das escolas da Fundação Educacional Guaxupé promoveu, nesta noite desta quinta-feira, uma solenidade especial de inauguração ao “Memorial Dom Inácio”, construído para eternizar a vida do bispo de Ribeirão Preto, cuja história no município de Guaxupé fez com que os cidadãos o elevassem à categoria de santo. Com mais esta iniciativa, onde a reitoria contou com esforços de lideranças distintas, ficou ainda mais evidente a preocupação em valorizar as pessoas, donas de passagens pela terra as quais resultaram em progresso coletivo. Habitualmente utilizada para a disseminação do conhecimento científico, a sede da instituição local registrou mais um importante momento do resgate de suas origens.

A cerimônia foi aberta no Auditório Elias José, onde o pró-reitor administrativo e de recursos humanos do Centro Universitário, professor doutor André Luis de Andrade Melo, dividiu mesa diretora com o promotor de Justiça, dr. Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, além do reitor Reginaldo Arthus e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé, Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Valle, o Maé. Filho de dona Selma Perocco Ribeiro do Valle, uma das pessoas mais próximas a Dom Inácio, Mário Guilherme vivenciou, junto de outros membros de sua família, momentos de extrema emoção, quando as memórias não só do bispo (ele foi o 4º dirigente da Diocese), mas também do pai de Maé, o médico Sílvio Ribeiro do Valle, foram lembradas na ocasião. “Tenho cada dia mais orgulho de meus pais e agradeço imensamente por meus entes queridos estarem presenciando a este honroso momento”, agradeceu ele.

Do cerimonial, os presentes assistiram a uma palestra com dr. Thales, que organizou a parceria institucional entre o Ministério Público e a FUNDEG, para a modernização da gestão com adoção de políticas de Compliance, baseado na elaboração de manuais e regras internas e externas de relacionamento com a sociedade e seus parceiros institucionais e o MEC. Um dos principais responsáveis pela concretização do “Memorial”, o promotor enfatizou as obras do bispo, tendo exibido um documentário, produzido por ele mesmo, junto a profissionais do Unifeg e com a participação do atual bispo, Dom José Lanza Neto, assim como de dona Selma, que doou relíquias de Dom Inácio João Dal Monte para a composição do acervo. Já na apresentação do Memorial, o reitor Arthus e sua equipe exibiram o espaço dedicado ao homenageado, que está disponível para visitação, logo após o hall de entrada da instituição, à esquerda, com obras de arte, pertences do também chamado “Frei Inácio”, passagens sobre sua vivência junto à comunidade local e adereços que remetem ao religioso. Dona Selma também foi surpreendida com um espaço dedicado a ela, pelo modo com que mantém viva a história do bispo. “Sempre sou tão comunicativa, mas hoje me faltam as palavras. Jamais poderia esperar por algo tão lindo e significativo assim! Sou grata ao professor Arthus, o dr. Thales e todos que participaram desta homenagem”, disse ela, às lágrimas.

 

RECONHECIMENTO

Desde o início de sua gestão, a atual reitoria, que além de Arthus e André Melo é composta pelos professores Antônio Carlos Pereira (Tataio) e Juliana Magalhães (do Colégio Dom Inácio), já homenageou várias pessoas, com histórias ligadas à instituição. Entre elas, inaugurou o “Auditório Elias José”, “Centro de Convivência Nilza Franchi”, “Complexo Poliesportivo Mário Dallora”, “Núcleo de Laboratórios Didáticos e Experimentais Professor Moacyr Costa Ferreira”, “Salão de Júri Simulado Dr. João Batista Mendes Filho”, “Biblioteca Dom Marcos Noronha”, “Centro de Convivência Infantil Paulo Ferreira”, “Sala de Professores - Profa. Cecy de Almeida”, entre outros. “Eu, que sou representante do patrimônio histórico do basquetebol de Franca, minha cidade de origem, costumo dizer que ‘quem não conhece sua história não consegue construir o seu futuro’”, comentou dr. André Melo, durante a solenidade. “Temos muitas homenagens ainda a serem prestadas, como ao próprio padre Ezaú, com quem vivenciei anos memoráveis, na busca pela implementação do Centro Universitário”, complementou dr. Arthus, que aproveitou a ocasião para comentar a parceria com o MP: “Esta será a primeira Fundação Educacional do País com regras de Compliance e de profissionalização da entidade mantenedora. Esse trabalho de modernização assegurará uma nova forma de sustentabilidade econômica e de gestão”, concluiu o dirigente. - Saiba mais sobre as escolas da FUNDEG no site oficial: www.unifeg.edu.br

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.