Autor: Carlos Alberto - Data: 01/04/2017 12:03

GIRAFA realiza ação pelo Dia Mundial do Autismo

Evento foi realizado na Feira Livre de Guaxupé, com a participação de mães de autistas e o apoio do poder público municipal
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis GIRAFA realiza ação pelo Dia Mundial do Autismo

Mães de crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizaram, nesta manhã de sábado, 1º de abril, uma ação socioeducativa na Feira Livre de Guaxupé. A iniciativa, custeada com recursos próprios, teve como objetivo divulgar o Austimo, cuja conscientização é comemorada mundialmente neste dia 2 de abril. As idealizadoras da atividade, que compõem o Grupo de Integração, Reunião e Apoio às Famílias de Autistas (GIRAFA), permaneceram num estande, onde interagiam com as pessoas, distribuíam panfletos e algodão-doce na cor azul: “É para representar nossos ‘anjos azuis’, como as mães definem seus filhos autistas”, explicou a professora Glatieris Madeira, mãe de duas crianças com autismo.

Em suma, a ação na Feira (que contou com a participação dos personagens infantis guaxupeanos “Palhacos Tico e Tica”) visou à disseminação de informações a respeito do TEA, haja vista que o maior problema das famílias é a dificuldade de conhecimento por parte da população: “Às vezes, as pessoas deparam com uma criança em comportamento estranho e acham que é mal educada, mas não sabe que trata-se de um autista, que necessita de entendimento”, comentou a servidora pública Vânia Ribeiro da Silva, também responsável pela criação do GIRAFA, que encontra-se ainda em fase de constituição jurídica.

Apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaxupé (que viabilizou a parte estrutural para a atividade na Feira), o evento foi muito elogiado pelo poder público: “Estas mães são formidáveis! Procuraram a Daniela, da Saúde, tendo a gente ido à Educação, que também apoiou. O autista é um ser como todo ser humano, com direitos a seu espaço. Então, o principal trabalho é conscientizar uma sociedade inteira de que os autistas devem ter asseguradas as garantias constitucionais e a sensibilização de todos”, comentou Elina Jurema Costa, secretária de Saúde, que foi à Feira, com o secretário de Governo, Artur Fernandes Gonçalves Filho e outros membros da Prefeitura, para ver o trabalho do GIRAFA. Ainda sobre o atual grupo, informações sobre o Grupo podem ser encontradas na página do Facebook: GIFARA ou no whats app: (35) 9-8883-8177.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.