Autor: Carlos Alberto - Data: 14/12/2016 16:52

"Joia do Campo" é o primeiro queijo de Guaxupé com o selo do Serviço de Inspeção Municipal

Feito pela família do Sítio Pinheiro, o queijo minas frescal está nas prateleiras de supermercados da cidade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Uma família de produtores de queijo minas frescal adquiriu, recentemente, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), somente emitido a fabricantes que atendem às exigências fiscais e de ordem sanitária. Primeiro de Guaxupé a receber o certificado em questão, o “Joia do Campo” passa por todo o processo de pasteurização no Sítio Pinheiro, até chegar às prateleiras dos supermercados da cidade. Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a industrialização promoveu consideráveis melhorias à confecção, mas manteve sua qualidade e o modo artesanal da produção.

O “Joia do Campo” é fabricado em dois tamanhos: potes de 500g e 1kg, com seu valor variando entre R$ 10,00 e R$ 18,00 ao consumidor final. Porém, antes disto tudo, há todo um processo, conforme explica o produtor Luiz Teodoro de Oliveira: “A gente sente-se seguro em saber que trabalha com acompanhamento de veterinário, da Vigilância Sanitária e que está chegando à mesa do consumidor um produto de alta qualidade, que é feito com a ajuda de toda a nossa família”, disse ele, orgulhoso do apoio dos filhos, da nora e a esposa, dona Cida, a quem ele trata como “a mais valiosa joia de seu campo”.

Procurado pela Prefeitura para legalizar toda a produção, o sitiante aceitou o desafio, apesar de ter a consciência de que os custos aumentariam e a concorrência poderia ter vantagens, haja vista que ninguém possui o selo SIM. Por outro lado, sr. Luiz demonstrou visão, uma vez que sairia à frente de todos, com a industrialização: “O que precisava é do reconhecimento da sociedade, pois as mãos que produzem os alimentos estão sendo esquecidas, desvalorizadas. De minha parte, procuro fazer o possível, dentro daquilo que recebemos por meio dos cursos e das exigências. Tem um grande investimento por trás disto tudo! Às vezes, a pessoa não sabe que há todo um aparado, que gera custos. Você precisa medicar seu rebanho, custear a mão-de-obra, estar diariamente na lida e, enfim, até o produto chegar à mesa das pessoas há um esforço imenso”, comentou o produtor.

Prova de que o trabalho da família do Sítio Pinheiro é realizado com seriedade, desde o início, é o cuidado para com o rebanho. Acompanhado de perto por profissional da área, o gado recebe tratamento adequado, com vistas à qualidade do leite: “A gente faz o acompanhamento reprodutivo, assim como a parte sanitária e o melhoramento genético do gado. Tudo isto, para que consigamos uma produção melhor, com leite de qualidade. A gente faz exames no gado, vacinas preventivas e outros cuidados para que o queijo seja de boa qualidade na produção”, informou o veterinário Pedro Duarte Gabriel, muito elogiado pelo proprietário do sítio.

Um dos principais responsáveis pela estruturação ao “Queijo Minas Joia do Campo”, o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Eduardo Ferreira Matias, comentou: “Esta foi mais uma proposta do prefeito Jarbinhas, que era de implementar o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para beneficiar os produtores do Município e da região. A gente via muita concorrência de outros mercados, que vinham de fora aproveitar este grande mercado que temos. Então, ficamos muito gratificados pelo fato do produtor, sr. Luiz, acreditar em nosso trabalho, da Secretaria de Meio Ambiente, junto à Vigilância Sanitária. O queijo ‘Joia do Campo’. A gente fica ainda mais satisfeito, pois o queijo dele é confiável. Se você o encontrar no supermercado, pode comprar porque é inspecionado. E isto, diga-se de passagem, terá que ocorrer com todos os produtores, a fim de que a população adquira um produto de qualidade e os produtores tenham igualdade nas responsabilidades”, disse Eduardo, que enfatizou os esforços do secretário de Meio Ambiente, dr. Renato Carlos de Gouvêa, o qual atua com rigor pelo desenvolvimento da Agricultura Familiar e outros trabalhos dentro de seu setor.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.