Autor: Carlos Alberto - Data: 01/09/2017 11:59

Bombeiros visitam estabelecimentos para orientar sobre prevenção a acidentes

A iniciativa dos militares, em Guaxupé e outras cidades, começou nesta quarta-feira, dia 30, e se estenderá por estes dias
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Integrantes do Corpo de Bombeiros de Guaxupé iniciaram, nesta manhã de quarta-feira, 30 de agosto, um trabalho de orientação a comerciantes, prestadores de serviços e profissionais liberais, em geral. Na ação, as autoridades visitam os estabelecimentos, onde prestam orientações aos proprietários, quanto a normas cautelares adotadas no Estado de Minas Gerais. A iniciativa, que ocorre em vários municípios, tem como objetivo evitar problemas por conta de falhas no sistema de prevenção a acidentes. 

O trabalho, que estende-se por estes dias, consta da visitação a edificações, onde os profissionais analisam o sistema de prevenção a incêndios e acidentes. No caso de haver anormalidades, as orientações são feitas e um retorno dos especialistas é agendado para acontecer em poucos dias. "Hoje, em todo Estado, ocorre a "Operação Alerta Vermelho", em caráter preventivo, sendo que em Guaxupé iniciamos pelos estabelecimentos da área central. Assim, visitamos cada um e prestamos orientações sobre as medidas de utilização de extintores, hidrantes e o sistema preventivo de segurança. Isto, para que despertemos nas pessoas a conscientização com relação à prevenção nas edificações”, informou o tenente Josué Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros local.

Muito pertinente, a iniciativa dos bombeiros vai ao encontro do cuidado com a vida, haja vista que problemas com equipamentos de prevenção podem resultar em tragédias: "Temos o caso de Santa Maria, no Sul do Brasil, onde o sistema preventivo não foi feito conforme as normas do Corpo de Bombeiros. Então, vemos a importância destas normas vigentes no Estado, sendo que as exigências não são nossas, mas sim atendem à legislação. Isto, para evitar tragédias ou perdas de vidas por conta de não adotar medidas adequadas de segurança”, enfatizou tenente Pereira.

Ativos em Guaxupé desde o final de 2015, os bombeiros desempenham uma série de funções, dentro do salvamento e a prestação de serviços de segurança: "Guaxupé e outras seis cidades onde atuamos nos dão demandas o dia todo. Agora, por exemplo, uma equipe nossa está em Nova Resende, onde apaga incêndio em vegetação, numa área extensa. Dentro de nossa linha de atuação, atendemos incêndios em vegetação, na área urbana e em edificações; resgates diversos, resgates de animais em risco, corte de árvores, entre outros”, concluiu o comandante dos bombeiros.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.