Autor: Carlos Alberto - Data: 19/12/2017 14:01

Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do Unifeg projetam o Núcleo Ambiental Apae - Guaxu Nascentes

Maquete eletrônica feita com conhecimento científico mostra como ficará o Núcleo da Apae, que será um entre os vários do Guaxu Nascentes
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Equipes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, do Unifeg, desenvolveram uma maquete eletrônica, em 3D, para o Núcleo Ambiental Apae de Guaxupé. Iniciativa de líder ambiental Luciano Reis, a unidade vai compor o projetto “Guaxu Nascentes”, idealizado por ele, com o objetivo de proteger áreas de mananciais e fundar, em cada um destes locais, núcleos sócio-ambientais, cuja administração será feita por entidades sociais do Município. A ideia, porém, depende do aval do poder público, além do apoio da iniciativa privada e de entidades de classes.

A projeção (maquete viva), que viabilizou a realidade virtual do Núcleo Ambiental da Apae (que ficará, caso seja concretizado, numa área do Parque do Lago), foi desenvolvido pelos professores mestres Luís Antônio Nery (coordenador da Engenharia Civil do Unifeg), Moacir Albino de Almeida Cyrino Filho (Titi) e Ana Cláudia de Souza Almeida Dias (ambos da Arquitetura e Urbanismo da “Faculdade Guaxupeana”). Com eles, trabalharam os alunos dos 6º e 10º períodos da Engenharia Civil do Centro Universitário, além dos 4º e 6º de Arquitetura daquela escola de nível superior. “Foi um prazer para nós, educadores, contribuir e, acima de tudo, um aprendizado a mais para nossos alunos”, comentou Nery.

Para o idealizador do projeto, Luciano Reis (que preside o Rotary Club Cafezais), o resultado do trabalho foi ao encontro das expectativas: “Eu diria, sem dúvida, que superou e muito, pois o trabalho do Unifeg foi fantástico e comprovou a quantidade de benefícios que os núcleos ambientais proporcionarão. Este, primeiro, foi feito para a Apae, mas o objetivo é fomentar vários, em áreas de mananciais, para promover a preservação, ao mesmo tempo em que gera a Educação, o lazer, a cultura e torna-se fonte de renda às instituições administradoras”, explicou Luciano.

Também o reitor das escolas da Fundação Educacional Guaxupé, professor doutor Reginaldo Arthus, externou seu contentamento: “Nós somos parceiros nesta empreitada, que tem tudo para dar certo. Esta reitoria ficou muito feliz com o engajamento de seus cursos numa causa tão nobre, que depende do esforço coletivo para dar certo”, comentou o dirigente escolar, que na semana passada recebeu a Medalha Desembargador Hélio Costa, além de vir frequentemente sendo reconhecimento por conta dos trabalhos à frente de Unifeg e Colégio Dom Inácio, assim como à sociedade de Guaxupé e região.

O Projeto Ambiental Guaxupé Nascentes foi idealizado há cerca de dois anos, período em que Luciano Reis trabalha nos bastidores, promovendo o convencimento de líderes, contatando empresas privadas e na busca por viabilizações, a fim de concretizar sua empreitada. Sobre o assunto, há cerca de quinze dias, o vereador Donizetti Luciano dos Santos (Zettinho) solicitou uma reunião no Legislativo local, com vistas à elaboração do projeto, sendo que aguarda a resposta do presidente da Câmara, Danilo Martins de Oliveira. Guaxu Nascentes busca, ainda, abertura junto à Prefeitura, fundamental para a evolução do sonho do cidadão Luciano Reis. - CLIQUE AQUI e assista à projeção!!!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.