Autor: Carlos Alberto - Data: 18/01/2018 11:05

Cães e gatos de rua em Guaxupé serão castrados e receberão chip de identificação

Ação visa melhor controle de zoonoses e controle da população animal
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Cães e gatos de rua em Guaxupé serão castrados e receberão chip de identificação

Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou no Gabinete do Prefeito o plano de municipalização dos serviços voltados a cães e gatos em Guaxupé. O atendimento, que antes era feito por Associações Protetoras de Animais, neste ano passará a ser de responsabilidade somente da Prefeitura, que terá o foco voltado especialmente para a castração e “chipagem” dos animais de rua e aqueles pertencentes às famílias em situação de vulnerabilidade social. Clínicas veterinárias especializadas serão credenciadas pelo Governo Municipal para prestarem os serviços, que serão de aproximadamente R$40 mil/ano. A decisão de municipalização do serviço voltado aos animais de rua surgiu depois que a equipe técnica da Prefeitura visitou outras cidades que estão realizando o mesmo trabalho e com resultados bastante positivos.

Poços de Caldas é uma destas cidades que optou pela municipalização e credenciamento de uma clínica veterinária. Segundo Marcelo Pedrosa, veterinário da Prefeitura de Guaxupé, a atenção será especialmente voltada aos animais de rua e também aqueles pertencentes às famílias mais carentes do Município: “Antes o recurso financeiro era repassado a duas associações de animais que consequentemente contratavam os serviços veterinários. Agora, isso será feito por clínicas que a própria Prefeitura irá credenciar. Além disso, faremos uma triagem para ser justo na disponibilidade de atendimento. Preferencialmente serão os animais de rua, bem como cães e gatos de famílias que não tem condições de pagar por um veterinário. Acreditamos que assim, conseguiremos ter bons resultados no controle destes animais, como é o que está acontecendo em Poços de Caldas”, explicou.

Para Elina Costa, Secretária Municipal de Saúde, o cadastramento da clínica especializada trará uma condição melhor no atendimento dos animais de rua: “Desde 2013 trabalhamos com as Associações de Proteção Animal, as quais devo aqui deixar os meus agradecimentos por que sempre fizeram pelos animais em Guaxupé. Agora, credenciaremos as clínicas que farão os atendimentos, castração e ainda teremos a colocação de micro-chip. Tenho certeza que daremos uma melhor condição a estes animais e principalmente, conseguiremos controlar a procriação através da castração. Mas é preciso ainda dizer que de nada adianta a Prefeitura contratar este serviço, se parte da população continuar abandonando os animais pelas ruas, o que é considerado crime. É preciso o esforço e trabalho do Poder Público, mas também a conscientização da população em relação ao abandono de animais em vias públicas”, finalizou Elina.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.