Autor: Carlos Alberto - Data: 12/04/2018 07:55

Mutirão da limpeza atuam na saúde preventiva da população em Guaxupé

Ação está prevista para acontecer até o final do ano
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Mutirão da limpeza atuam na saúde preventiva da população em Guaxupé

Nos últimos 30 dias a Prefeitura de Guaxupé, por meio de suas Vigilância em Saúde e Secretaria de Obras, realizou dois mutirões de limpeza na cidade. O primeiro aconteceu no bairro Nossa Senhora das Dores e, no final da semana passada, foi a vez dos bairros Jardim América I e II. No total, 21 caminhões de materiais descartados pelos moradores foram recolhidos pela equipe, além de mais de 30 pneus. Os mutirões têm como objetivo contribuir diretamente para a saúde preventiva da população, evitando casos de dengue e animais peçonhentos que se abrigam neste tipo de material.

A ação, coordenada pela Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura, conta com a participação de mais de 15 homens, bem como máquinas retroescavadeiras e caminhões caçamba e basculante.

De acordo com Daniela Salgado, diretora da Divisão de Vigilância, os mutirões têm alcançado seus objetivos, uma vez que a população passa a entender a necessidade do descarte dos materiais que, quando deixados em quintais, acabam virando criadouros do mosquito Aedes e também de animais como aranhas, ratos e escorpiões: “Conseguimos concluir os segundo mutirão e mais uma vez foi um grande sucesso. Passamos um dia antes anunciando que estaríamos no bairro e pedimos a colaboração da população para o descarte do material que possa ser considerado inútil dentro de sua casa. É impressionante a quantidade de pedaços de camas, sofás, latas, pneus e até mesmo fogões velhos e geladeiras que são descartados. Tudo isso é material que estava no quintal, acumulando água, se tornando um verdadeiro criadouro do mosquito da dengue. Lembrando também que é comum encontrarmos animais como aranhas, ratos e escorpiões no meio destes objetos. Portanto, todo cuidado é pouco e a população precisa nos ajudar”, disse ela.

Os mutirões seguirão até o final do ano, passando por diversos bairros da cidade. Segundo a coordenação, estão sendo priorizado aqueles que já possuem um histórico mais recorrente de casos de dengue e também de registro de animais peçonhentos. “Apresentamos ao prefeito Jarbinhas, em março, o cronograma de nossas ações. Fizemos um levantamento dos pontos críticos e agora estamos realizando os mutirões. Assim, percorreremos até o final do ano toda a cidade”, explicou Daniela. (Texto e foto: Ass. Com. Prefeitura)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.