4327
Páginas Visualizadas Hoje

Autor: Carlos Alberto - Data: 04/05/2020 12:13

Guaxupé começa a reorganização após o isolamento horizontal

Comerciantes distribuem álcool em gel, cidadãos usam máscaras nas ruas e a cidade dá andamento à vida social, com focos na prevenção e no fortalecimento econômico
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé começa a reorganização após o isolamento horizontal

O município de Guaxupé se reorganiza aos poucos após cerca de quarenta dias de isolamento social horizontal para enfrentar o Novo Coronavírus. Com o Decreto-lei 2.212 tendo sido editado no último dia 29, a reabertura gradativa do mercado de trabalho começa com boas expectativas por parte dos comeciantes. Por outro lado, as medidas de prevenção contra a COVID-19 têm sido amplamente divulgadas tanto por parte do poder público quanto a maioria dos próprios cidadãos.
O "recomeço" do setor econômico de Guaxupé ocorreu a partir deste sábado, 2 de maio, quando estabelecimentos comerciais, industriais e da prestação de serviços reativaram oficialmente seus expedientes. "Já estava na hora de voltarmos, pois boa parte do comércio quase "quebrou" com essa paradeira! Se a preocupação deve ser primeiramente com o vírus, precisamos nos atentar que a fome também mata", externou um empresário que preferiu não se identificar, já que a flexibilização do período de Quarentena ainda é motivo de muita polêmica em Guaxupé.
Cada qual a sua maneira, os donos das organizações sociais demonstram que é possível manter os expedientes e deixar em casa as pessoas do grupo de risco: "Estou orgulhosa com o comportamento dos lojistas e das pessoas, que vejo a maioria adotando medidas preventivas. O que se perdeu em março e abril já passou! O brasileiro é criativo e se reinventa sempre, pois vivenciamos um período de vendas online, mas sabemos que a presença física do consumidor é fundamental. Enfim, é o momento de conscientização plena em todos os sentidos", disse Lucimara de Carvalho Arantes, da Lu Perfumaria, onde clientes são recebiodos com álcool em gel na entrada e saída e todos os funcionários usam máscaras.

Liberdade, com consciência
Entre os cidadãos, o afrouxamento da Quarentena recebeu apoio de uma grande parcela de pessoas: "Eu concordo com a periculosidade do Novo Coronavírus, mas se sairmos apenas para o necessário e seguirmos às recomendações, logo estaremos livres dele", disse o autônomo Donizete Antônio, do Jardim Recreio dos Bandeirantes. "É ruim usar esta máscara; ela incomoda! Mas, se essa é a arma mais eficaz que temos até a vacina, então vamos usá-la", concordou a dona de casa Andreia Oliveira, do Jardim Guaxupé, com quem o JOGO SÉRIO falou na fila da Caixa Econômica Federal.

Orientações e sanções
Logo após a edição do Decreto 2.212, o governo local iniciou uma forte campanha pelo uso contínuo de máscaras, assim como a liberação consciente do mercado de trabalho. Tanto, que o Município estabeleceu multas variantes entre R$ 460,00 e R$ 4.750,00, além da eventual perda do alvará do estabelecimento em situações de reincidências. Desde sábado, diga-se de passagem, integrantes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar fiscalizam o cumprimento da nova lei, dando blitz regulares em imóveis empresariais. Pelas ruas, apesar disto, ainda há quem resista ao uso do equipamento de proteção, mas na Prefeitura acredita-se que isto ainda seja por causa de um período de adaptação. "Os postos de Saúde estão distribuindo máscaras gratuitamente para pessoas do grupo de risco. A partir de hoje, é obrigatório o uso delas!", comentou o governo, no último dia 30, por meio de sua comunicação social.

Como está?
Conforme boletim epidemiológico emitido diariamente pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Guaxupé, até este domingo, 3 de maio, haviam três casos positivos de COVID-19 na cidade (desde a metade de março último), além de seis pacientes internados na Santa Casa com suspeitas da doença e uma pessoa isolada no Hospital, com exame confirmado. Dos casos investigados, que totalizam 216, são já 133 pessoas com alta médica de seus isolamentos domiciliares. E, com relação aos exames, nove resultados continuam sendo aguardados e 46 foram negativados. - Veja, logo mais, no www.jornaljogoserio.com.br, outras informações sobre o combate ao Novo Coronavírus em Guaxupé.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.