Autor: Carlos Alberto - Data: 05/05/2020 10:23
Prefeitura divulga revitalização da Casa da Cultura
Está em fase final a obra de revitalização do prédio da Prefeitura que pertenceu a Companhia Mogiana e que desde dezembro de 2008 abriga a Fundação Casa da Cultura de Guaxupé. Ao lado da Secretaria Municipal de Educação e pertencente ao complexo Parque da Mogiana, o prédio chama a atenção por sua beleza e por manter as características arquitetônicas da época.
Quem passa pela Avenida Felipe Elias Zeitune tem notado que o prédio que abriga a Casa da Cultura está em reformas. Essa é a primeira vez que o local recebe tamanho investimento, oriundo do FUMPATRI (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico), destinado à manutenção e preservação de imóveis públicos tombados como patrimônio histórico em Guaxupé.
“A reforma do prédio Casa da Cultura consiste em algo de suma importância para o desenvolvimento cultural e histórico da cidade. A expressão arquitetônica por si só já menciona tal valor. Diante disso e da necessidade do uso podemos reafirmar que se fazia necessária a reforma. Anteriormente o prédio havia sido restaurado quando abrigou a então casa da cultura. A atual reforma aconteceu no ato de uma revitalização com intervenções onde mostra o antigo e o novo, um diálogo relevante para história e para cultura de nossa cidade”, falou Eliton Pereira, Secretário Municipal de Obras e responsável pelo projeto.
A liberação do recurso só foi possível após aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico que entendeu a importância da reforma geral do prédio, mantendo as características arquitetônicas e preservando a história da Companhia Mogiana no Município.
A revitalização compreende higienização sanitária de todo o prédio, instalação do forro da sala de música e cafeteria, colocação de novos pisos na varanda que dá acesso ao Parque Municipal da Mogiana, instalação de calhas, portões e grades para garantir a segurança patrimonial do local, invernização de todo o madeiramento, melhorias nos banheiros, substituição parcial do telhado e pintura em geral.
Num total de R$ 242 mil, disponibilizados através do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico de Guaxupé, a obra que dura há aproximadamente 05 meses, está prevista para ser finalizada ainda neste mês de maio. (Texto e fotos: Ass. Com. Pref. GPE)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Ônibus lotado fica preso em declive acentuado do Bairro Taboão
O fato ocorreu nesta manhã de sábado, 13, na desc...
-
Comunidades rurais em Guaxupé sofrem com instabilidade energética já ...
Já sem saber onde recorrerem, moradores procurara...
-
Oficina sobre Direitos Fundamentais acontece nesta terça-feira em Gua...
Encontro gratuito será realizado na Fundação José...
-
"Descidão" polêmico da Praça dos Estudantes é pavimentado
As obras ocorreram neste domingo, 7 de dezembro, ...
-
Vereador Carlão atende moradores da Vila Progresso, prejudicados com ...
O problema ocorre na Rua Venezuela, onde Carlão e...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



