Autor: Carlos Alberto - Data: 05/08/2016 21:04

Diocese de Guaxupé lança, na sede da FUNDEG, a Semana da Família

Desde 2007, a Diocese estruturou um setor responsável para cuidar especificamente das famílias.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A Diocese de Guaxupé lançou, nesta noite de quinta-feira, 4 de agosto, na sede das escolas da Fundação Educacional Guaxupé, a Semana da Família 2016. Programada para acontecer entre estes dias 14 e 21, em todas as paróquias, a iniciativa este ano vem com o tema“Família: seja o rosto da misericórdia”, com o lema “Vai e faze da mesma maneira”.
O lançamento foi presidido pelo bispo diocesano, Dom José Lanza Neto, o qual esteve acompanhado pelo padre Signey Carvalho, que é assessor eclesiástico para as famílias. Recepcionados pelo reitor das escolas da Fundação, professor doutor Reginaldo Arthus, os dois divulgaram a campanha junto à imprensa regional, convidada para coletiva no Auditório Elias José, que fica no interior do Unifeg.
Sempre muito sábio, Dom Lanza comentou: “A Semana da Família deste ano enfocará a questão da misericórdia, sendo que preparamos quatro encontros, os quais darão enfoques diferentes sobre o assunto. O tema foi baseado na iniciativa do Papa, que institui 2016 como ‘O Ano Santo da Misericórdia’. Então, pegamos um texto bíblico, onde a pessoa vai ao encontro de quem está caído, ferido e usa de compaixão, socorre aquela pessoa. Por isto, é muito importante que nossas famílias descubram a força da misericórdia, do amor e do perdão”, pediu o bispo.
Também bastante feliz por sediar mais um lançamento, o reitor do Unifeg ressaltou: “Para nós, é um momento de muita alegria. Desde 2014, numa conversa mantida com nosso bispo, Dom Lanza, o convidamos a vir para o interior do Centro Universitário e do Colégio Dom Inácio e trazer a manifestação da Semana da Família para que todos pudessem recepcionar as exortações do Papa Francisco e todas as ações dedicadas à Semana da Família. É, então, um momento de fortalecimento dos laços familiares, pois família e educação devem estar sempre de forma muito próximas e unidas. Por fim, para nós, é muito importante chegar ao mês de agosto e fazer o lançamento da Semana da Família, da Diocese de Guaxupé, em nome, portanto, do que é definido pelo Papa Francisco”, comentou o reitor.
Desde 2007, a Diocese estruturou um setor responsável para cuidar especificamente das famílias. O trabalho que conta com a participação de sacerdotes e casais é uma instância responsável por animar os trabalhos referentes a essa dimensão eclesial e social, auxiliando pastorais e movimentos que atuam na área. Coordenador da equipe de elaboração do subsídio que será usado pelas comunidades, padre Sidney indicou as famílias como locais privilegiados para a transformação da sociedade. “A família é o lugar onde os pequenos sinais podem brotar, por isso a família deve gerar e ter misericórdia”, enalteceu o assessor.
A Semana da Família visa ao fortalecimento do vínculo afetivo e à ampliação da reflexão do assunto nas comunidades. Durante a coletiva, o bispo apresentou a temática deste ano, juntamente com alguns apontamentos da exortação apostólica do papa Francisco sobre a Família (Amoris Laetitia), além da análise pastoral sobre as novas configurações familiares. “A inspiração trazida pelo Ano da Misericórdia nos indica o pulsar do coração de Deus na vida das famílias e, a partir dessa experiência, precisamos acolher aquelas mais fragilizadas e marcadas pelas dores do nosso tempo”, concluiu dom Lanza.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.