Autor: Carlos Alberto - Data: 12/09/2016 12:10

Encerrado com sucesso o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

Para o encerramento do 1º Festival Gastronômico, o Circuito contou com a presença do Secretário Adjunto de Turismo de Minas Gerais, Sr. Gustavo Arrais
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Encerrado com sucesso o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

 O Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, composto pelos municípios de Guaxupé, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso, realizou no dia 09 de setembro no Teatro Municipal de Guaxupé o encerramento do “1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha”. De 27 de maio a 10 de julho deste ano, 25 bares e restaurantes destes municípios ofereceram pratos tradicionais da casa que serviram 02 pessoas  com desconto especial. “O Festival não foi um concurso, ele buscou aperfeiçoamento e potencializar os resultados em benefício do segmento gastronomia na região. Foi um sucesso absoluto!”, disse Marcos Buled, presidente do circuito.

Com patrocínio da CODEMIG, através de edital para projetos com objetivo de  fomentar o turismo e fortalecer a economia do Estado, valorizando iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e social, o Circuito Montanhas Cafeeiras enviou o projeto de gastronomia, o qual foi aprovado com o teto máximo disponível de recurso financeiro. “A realização deste 1º Festival somente foi possível devido à aprovação do projeto no edital da CODEMIG e para viabilizar que o Circuito possa pleitear recursos para fomentar o turismo da região é necessário que o mesmo tenha certificação emitida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais”, explicou o presidente.

O Circuito das Montanhas Cafeeiras que iniciou suas atividades em 2002 ficou inativo a partir de 2011 quando o mesmo perdeu sua certificação junto à SETUR por não cumprir os requisitos estabelecidos pelo Estado. Em 2013, ao assumir a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé, Marcos Buléd iniciou o trabalho de resgate e revitalização do Circuito. Foram feitos vários contatos na SETUR e com os municípios que compunham o Circuito antes da perda da certificação. Pela iniciativa e trabalho realizado pelo Secretário de Guaxupé, os representantes dos municípios o elegeram Presidente do Montanhas Cafeeiras. Após dois anos de incansável trabalho para regularização, buscando associar os municípios e sanar as pendências junto à SETUR, finalmente em 23 de março de 2015, o Circuito foi certificado novamente.

 


Certificação

A certificação de um Circuito Turístico é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente, pela Setur/MG, como Instância de Governança Regional do Turismo apta para a execução da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais. Para ser certificado, o Circuito deve atender a uma série de pré-requisitos, estabelecidos no Decreto Estadual 43.321/2003 e na Resolução SETES nº 45/2014, dentre os quais possuir, no mínimo, um ano de existência formal, ser constituído por cinco ou mais municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, e ser uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo.

Para o encerramento do 1º Festival Gastronômico, o Circuito contou com a presença do Secretário Adjunto de Turismo de Minas Gerais, Sr. Gustavo Arrais. O Secretário, durante sua visita a Guaxupé, falou da importância do Turismo para economia e da profissionalização do setor, que implica em fazer parte de um Circuito e estar habilitado para isso. Ele disse ainda que Guaxupé e as cidades da região devem se atentar para a importância do turismo.

No encerramento, os representantes dos estabelecimentos que participaram do “Sabores da Montanha” receberam o Certificado de Participação e o “diagnóstico” do estabelecimento, ou seja, o estudo elaborado pelo turismólogo baseado nas informações das fichas de avaliação que foram preenchidas pelos clientes durante a realização do Festival. Este diagnóstico possibilitará que os estabelecimentos possam buscar cada vez mais aprimorar , alcançando o sucesso. 

Os estabelecimentos participantes foram:

Guaxupé: Vivenda da Tilápia, Angellos Restaurante, Bar Café Gaudi, Kokai, Bar da Selma, Bar do Sininho, Pizzaria Ponto de Encontro, De Cheff Restaurante, Frangonete, Lanchonete Apollo e Kouji Sushi Bar.

Muzambinho: Restaurante Lau e Bar do Rodriguinho

São Sebastião do Paraíso: Chopani Choperia, Maria Gabriella Restaurante e Zé Dias Bar e Gastronomia.

São Pedro da União: Bar do Douglas e Boteco de Elite.

Nova Resende: Sganado Lanches, Restaurante e Comida Caseira da Juliana, Pesqueiro Santa Isabel, Lanchonete Lima, Cocão Salgados e Society Bar.

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha realizado com recursos de patrocínio da CODEMIG, foi o primeiro de muitos outros projetos que a diretoria do Circuito pretende realizar em vários segmentos.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.