Autor: Carlos Alberto - Data: 23/09/2016 16:35

Profissionais de Guaxupé são homenageados pelo "Dia do Radialista"

Com três emissoras no Município, o referido método de comunicação comprova o potencial e o alto nível dos profissionais que lidam com a área em questão.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Profissionais da radiofusão, em Guaxupé, participaram de um documentário do Jornal JOGO SÉRIO, realizado nesta semana, em comemoração ao “Dia do Radialista”, que é oficialmente celebrado em 21 de setembro, em todo o Brasil. Com três emissoras no Município, o referido método de comunicação comprova o potencial e o alto nível dos profissionais que lidam com a área em questão. Cada qual a sua maneira, em épocas distintas e dedicados a setores diferentes, todos eles evidenciaram seu amor, a dedicação e o orgulho divulgar a história e, dentro disto tudo, fazer parte do cotidiano da sociedade.

Entre os radialistas em atividade, Nabih Zaiat é, sem dúvida, o mais respeitado, haja vista que dirige a Rádio Clube AM Guaxupé desde 1959, quando assumiu a emissora, ao lado do sócio, Kaled Kury (já falecido, tendo sido outra “lenda” do rádio guaxupeano). Detentor de uma voz inigualável, assim como um carisma herdado pelos filhos, Marta, Maurício e Ricardo, além do neto Rafael, Nabih coleciona premiações, como o título de Programa Mais Antigo do Rádio Brasileiro, por conta de seu “Radiolar”, há 61 anos no ar. “Sem dúvida, devo ao rádio os momentos mais felizes de minha vida. É por meio dele, aliás, que realizo meus sonhos e os sonhos dos ouvintes”, comentou ele.

O sucesso da família Zaiat, aliás, se confirma com a sequência nos negócios, como a condução da Rádio, hoje, que passa pelas mãos do publicitário Rafael Zaiat, neto de Nabih. Evidentemente fã do avô, o jovem comunicólogo empenha-se para levar à frente a tradição da família: “Eu e meu avô somos assim: eu entro com o ponto de vista tecnológico e, ele, é claro, com a experiência que eu não tenho para lidar com muitas outras coisas”, comentou o rapaz, que complementou: “Para mim, é uma honra muito grande fazer parte desta história. Hoje, represento a terceira geração e é um trabalho iniciado há quase setenta anos. E hoje eu continuo ‘dando o sangue’ no dia-a-dia; eu trato de forma muito responsável, pois não posso fazer nada de errado para não prejudicar o trabalho que foi feito lá atrás e é feito ainda nos dias de hoje”.

Dos personagens do radialismo guaxupeano, Bia Pizani, ex-Rádio Cidade Guaxupé (onde ficou por dezessete anos) e há cinco anos na Rádio Pássaro da Ilha, em Guaranésia, é sinônimo de dedicação e ousadia. Profissional do rádio desde 1994, ela está sempre alerta e mantém um estúdio em casa, a fim de manter o dinamismo: “O rádio é magia, pois a gente passa ‘estado de espírito’. aqui onde você está vendo. Neste momento, por exemplo, estou cuidando de links ao vivo, sobre entrevistas; alguns contratos comerciais; propagandas e, enfim, quem nasceu para o rádio, não sai!”, afirmou Bia.

Também não há como falar de sucesso em rádio, no Município, sem passar por Carlos Corrêa de Almeida Júnior, o Carlinhos, da “Cidade 105,5FM”, cuja emissora completará trinta anos em fevereiro próximo. Reconhecida internacionalmente, a “Cidade” começou em patamar bem diferente do que é hoje: “Gravávamos as propagandas no Akai, um gravador, dos quais tenho três ainda, que estão parados há muito tempo. Eram gravadores de fitas de rolo. O mais difícil era fazer propagandas, emendar as fitas... dava um trabalhão e, às vezes, não ficava legal. Hoje, já não existe mais, pois é tudo computador. Temos programas de primeiro mundo e, através deles, fazemos tudo. O rádio está mais forte do que nunca! A gente acompanha todo este modernismo. Hoje, você pode participar online da rádio, mandar sua mensagem, seu alô, através da internet. Temos o mundo inteiro que participa: ouvintes do Paraguai, Portugal, Espanha e outros países”, enfatizou ele.

Numa sequência normal e, ao que parece, cada vez mais talentosa, o radialismo guaxupeano é representa em terras distintas, como o faz Caetano Cury Nardi, ex-diretor da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé e atualmente na Band News FM. Publicitário formado pelo Unifeg, ele contradiz a pouca idade (tem 30 anos) com as premiações e reconhecimentos. No seu rastro aparecem nomes como Angélica Alves, universitária que apresenta programas na Rádio Clube, Leandro Vidal, da 87FM – Rádio Comunitária, Emanuel Vieira e Andrei Moreira, ambos da Cidade 105,5, além de vários outros (perdoem os editores por não terem procurado a todos, mas sintam-se igualmente homenageados). “É legal! Você, sentado aqui, não vê este número de pessoas, mas caminhando pelas ruas vê as cobranças: ‘O Andrei, manda um alô para mim!’. É muita coisa para guardar na cabeça, pois até lembrar de todos os amigos, os parente e tal, fica difícil”, disse Andrei. 

Ainda com relação ao documentário do Jornal JOGO SÉRIO, seu conteúdo está disponível na versão online do Jornal JOGO SÉRIO, via WWW.jornaljogoserio.com.br, com quine minutos de duração, entrevistas com antigos e atuais radialistas, além de informação teórica, a respeito da História do Rádio no Brasil. Acesse, assista à vídeo-produção e passe a conhecer um pouco mais sobre o trabalho daqueles que esforçam-se para levar à sociedade informações, músicas, interatividade e muito mais!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.