5118
Páginas Visualizadas Hoje

Autor: Carlos Alberto - Data: 01/11/2016 00:10

Dia das Bruxas, em Guaxupé, atrai crianças e adultos

Também conhecida como "Halloween", a data especial leva pessoas a se fantasiarem como monstros e pregarem peças umas nas outras
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Vários países comemoram, neste 31 de outubro, o “Dia das Bruxas”, que também é conhecido como “Halloween. Data especial em que as pessoas se dedicam a fantasiar-se e pregar peças umas nas outras, a referida comemoração, na maioria das vezes, é aderida por adolescentes. Em Guaxupé, a “bruxaria” espalha-se pelas escolas, clubes, bairros e nas ruas. Desta forma, é mais do que comum encontrar pessoas com roupas “monstruosas”, trejeitos irreverentes e, geralmente, em busca de “doces ou travessuras”.

“O Halloween é uma festa de 2.500 anos, aproximadamente. Aconteceu que os povos antigos acreditavam que, um dia antes da ‘Festa de Todos os Santos’, que é em 1º de novembro, os maus espíritos vinham rondar suas colheitas. Aí, eles acreditavam que, protegendo-se com assombrações e enfeites, afastariam estes maus espíritos. Esta festa perpetuou-se pelo mundo todo e hoje é bem forte nos EUA. É uma festa onde crianças, jovens e adultos vestem fantasias e saem em busca de ‘doces ou travessuras’. As casas são enfeitadas, promovem festas, algumas brincadeiras típicas, ornamentam-se como monstros, bruxas, abóboras enfeitadas. E a gente traz tudo isto para o Brasil”, informou a professora de Inglês, Gabriela Cristina da Silva, que atua pelo CNA Guaxupé, onde os alunos participaram de um baile de Halloween no último dia 27, no Olympia Eventos. 

Embora predominante nos EUA, a “Festa das Bruxas” faz a cabeça da juventude em boa parte do mundo: “Estou vestida de bruxa! Minha mãe, hoje, fez de mim uma bruxinha. Hoje é o ‘Dia das Bruxas’. Neste dia, eu me divirto muito e passeio com meu pai, minha mãe e o Olavo, que é meu irmãozinho. No Halloween, a gente tem que se vestir de monstro”, disse a pequena Antonella Marques Faria, estudante do Colégio Dom Inácio, onde houve um, piquenique nesta tarde de segunda-feira, com alunos da Educação Infantil. “Eu acho que o Halloween é o ‘Dia das Bruxas’. Estou vestido de Dart Vader, do Star Wars e gosto desta data para comer doces”, disse o amiguinho dela, Pedro Pasqua Miranda. “O Halloween é uma coisa de brincar e comer muitos doces. Estou vestido de vampiro... minha mãe fez esta capa para que eu me parecesse com um vampiro. Estou brincando com meus amigos”, participou João Vitor.

Para a professora Juliana Magalhães, que dirige o Colégio Dom Inácio, a oportunidade é útil no que diz respeito à cultura e a didática: “Hoje, neste 31 de outubro, temos esta festividade e, mais uma vez, trazemos esta temática para a escola, uma vez que as crianças já vêm comentando sobre a data, sendo que a gente aproveita esta comemoração de forma pedagógica e didática. Isto, porque as crianças, aqui no Dom Inácio, têm aula de Inglês desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Então, os professores destas disciplinas desenvolvem algumas pesquisas com os alunos sobre esta cultura norte-americana”, complementou a diretora.

Pelas ruas, a “Festa do Dia das Bruxas” mais uma vez confirmou-se neste dia 31 de outubro: “Estou hoje na rua pedindo doces. Acho muito legal o ‘Dia das Bruxas’”, comentou o pré-adolescente Ruan Pablo Correia, que percorria casas na área central, com seu amigo Matheus Henrique, quando foi abordado pelo JOGO SÉRIO. Enfim, num dia em que a cultura do Halloween mais uma vez atraiu a adultos e crianças, gente de diferentes localidades deixou-se levar por este assustadora, mas inocente, brincadeira.

  

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: [email protected] / [email protected]