Autor: Carlos Alberto - Data: 01/12/2016 15:19

Núcleo de Guaxupé promove sua "1ª Mostra de Orquídeas"

O evento, realizado no último fim de semana, mais uma vez confirmou a expressividade das orquídeas no Município
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Núcleo de Guaxupé promove sua

O Núcleo dos Orquidófilos de Guaxupé promoveu, no último fim de semana, sua “1ª Mostra de Orquídeas 2016”, quando realizou uma série de atividades na área central da cidade, as quais estiveram voltadas às partes educacional, cultural e de plena integração social. Dedicados à divulgação destas plantas ornamentais, os organizadores escreveram mais um importante capítulo da história da entidade, que tem mais de sessenta anos de atuação no Município.

A Mostra foi aberta na quinta-feira, 24 de novembro, com o plantio de diversas orquídeas em áreas do Parque Municipal Mogiana e na Avenida Conde Ribeiro do Valle (Oncidium Varicosum, Brassavola Perrini, Epidendrum Ibaguense, Ionopsis Paniculata, Cattleya Walkeriana, Encyclia Patens, entre outras, todas nativas da reigão local): “Fizemos um trabalho muito bom, que ainda não terminou, pois hoje mesmo demos continuidade, com novos plantios. Contribuir para com o Município, naquilo que mais apreciamos, que são nossas plantas, é algo indescritível. Por isto, só temos agradecimentos a fazer por nos darem a oportunidade em questão”, comentou Adolpho Radaelli, da direção do Núcleo, com o qual o Jornal JOGO SÉRIO manteve contato por estes dias.

Além do plantio, os orquidófilos mantiveram um estande no canteiro central da Avenida Conde Ribeiro do Valle, onde expuseram plantas variadas, tendo as comercializado: “Queremos que as pessoas, além de adquirir nossas orquídeas, sintam-se à vontade para se integrarem a nós”, comentou Maria Candelária Amidani Calil, da comissão organizadora, também entrevistada neste fim de semana. Famosa pelo dom do cultivo em questão, a orquidófila complementou: “Eu fiz questão de vir pessoalmente cumprimentar a direção do Núcleo, pois eles fazem um trabalho excepcional, mantendo cada dia mais viva a tradição de mais de seis décadas”, ressaltou o vereador eleito, Leonardo Donizetti Moraes (Léo), que esteve na “Barraca das Orquídeas”, onde apreciou as plantas e demonstrou seu incentivo a mais esta realização do Núcleo dos Orquidófilos.

Apontada como um dos pontos altos da Mostra, a palestra “O cultivo de orquídeas” foi realizada na tarde de sábado, 26, com o especialista José Osvaldo Noronha Grassi, do Orquidário Morada do Vento, de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo. Carismático e muito entendido, ele explanou a respeito de métodos adequados, além de ter enfatizado as raridades das plantas, os adubos ideais e outras sugestões: “Adorei o convite e sei que este encontro está sendo muito produtivo, junto de meus amigos, orquidófilos de Guaxupé e de outras cidades”, disse Oswaldo, que garantiu: “Qualquer pessoa, independente do conhecimento, pode cultivar sua própria orquídea ou orquidário”, complementou ele, que elogiou bastante ao Núcleo de Guaxupé. 

Com mais de sessenta anos de atividades, o Núcleo dos Orquidófilos de Guaxupé, que é presidido atualmente por Luiz Paulo Abranches, destaca-se no cenário nacional por conta do alto nível das exposições organizadas e também nas ocasiões em que representam o Município, Brasil a fora. – Vale lembrar que no último dia 15 de julho, o Núcleo promoveu sua 64ª Exposição Nacional de Orquídeas, quando atraiu apreciadores de diferentes partes do País, além de ter registrado mais uma importante edição do evento, que é tradicional na cidade. Acompanhe, em outros artigos do Jornal JOGO SÉRIO, mais sobre o trabalho do Núcleo.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.