Autor: Carlos Alberto - Data: 02/03/2017 08:21

Católicos renovam sua fé em "Missa de Cinzas" e lançamento da "Campanha da Fraternidade 2017"

Igreja Catedral ficou lotada de devotos, os quais mantiveram-se atentos aos ensinamentos dos sacerdotes
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Um expressivo número de católicos participou, nesta noite de quarta-feira, 1º de março, da “Missa de Cinzas” e o lançamento da “Campanha da Fraternidade 2017”, cuja celebração aconteceu na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé. Presidido pelo bispo diocesano, Dom José Lanza Neto, com o apoio dos padres Reginaldo da Silva e Clayton Ramos, o momento reafirmou a fé dos cristãos e prepará-los para o período quaresmal, que inicia-se agora, rumo à Páscoa.
A missa durou cerca de duas horas e foi marcada pelas sábias palavras de Dom Lanza: “É um momento favorável, o tempo da graça. E, no dia de hoje, recebe-se as cinzas, que é um costume de nosso povo e a ele dizemos: ‘Convertei-vos e crê-de no evangelho’. Então, se as pessoas estiverem bem atentas, com certeza, entenderão o significado desta expressão. Durante todo o período quaresmal, lembramos a Campanha da Fraternidade, com o tema ‘Os biomas brasileiros, em defesa da vida’ e o lema: ‘Cultivai e guardai a criação’. Então, muito importante estarmos atento a tudo aquilo que a Liturgia vai nos apresentar para que voltemos a nosso Deus”, enfatizou o líder religioso.

POVO CONSCIENTE:
Num ritual muito bonito, com passagens emocionantes, a Missa de Cinzas despertou reflexões entre os devotos: “Eu acredito na criação por exemplos. Então, não adianta eu falar: ‘Vá!’ e eu não ir”, lembrou Gisela Palos, do Residencial Alto da Colina, presente com a filha ao local. “É muito importante estarmos juntos com a Igreja e compartilhar com os irmãos o início da Quaresma. Eu e minha esposa viemos todas as quartas-feiras e aos domingos na Igreja”, observou Lidner da Silva Titico, da Vila Santo Antônio. “A gente precisa trazer as crianças na Igreja para começarem desde pequenos a aprender que precisa seguir e conhecer as coisas de Deus. Sempre, minha mãe me levava na igrejinha onde morávamos”, concordou Marcelo de Oliveira Corsi, do Núcleo Pinheiros. “Para nós, católicos, é de grande importância estamos nesta Missa de Cinzas, pois representa o arrependimento de nossos pecados. Aproveitamos o carnaval e agora é um tempo novo, onde a gente se retira, fica em oração, pratica caridade e, enfim, é um momento de muita importância”, complementou Amarildo Aquino Otaviano Júnior, do Jardim Planalto. - Por estes dias, até o Domingo de Páscoa, a Igreja Católica realizará uma série de atividades com seu público.

FÉ E CULTURA
Ao final da celebração, representantes da Paróquia promoveram uma encenação, quando lembraram o significado da Campanha da Fraternidade, que é instituída pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e este ano tem como tema “Biomas brasileiros e defesa da vida”, além do lema “Cultivar e guardar a criação”.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.