Autor: Carlos Alberto - Data: 29/05/2017 12:07

Comida farta, shows de alto nível e povo feliz na "Queima do Alho Guaxupé 2017"

Evento, idealizado pelo deputado estadual Emidinho Madeira (na foto, servindo junto a Tadeu e outros voluntários), atraiu multidão, ajudou a Apae e viabilizou integração social
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Comida farta, shows de alto nível e povo feliz na

Foi realizada com sucesso, neste sábado, 27 de maio, a “Queima do Alho – Guaxupé 2017”, que é promovida pela Associação Cultural Mineira da Queima do Alho, com o objetivo de manter viva a referida tradição, além de beneficiar entidades sociais. Organizada pelo assessor parlamentar João Tadeu Silva, o “Tadeu da Saúde”, o evento aconteceu no Parque de Exposições Dr. Geraldo Souza Ribeiro, tendo atraído uma verdadeira multidão, a qual degustou comidas variadas e assistiu a espetáculos musicais de alto nível. Idealizada pelo deputado estadual Emidinho Madeira, a iniciativa destacou a participação de vinte e seis comitivas e auxiliou diretamente a Apae.

A etapa guaxupeana da “Queima do Alho” começou ainda de manhã, com os estandes ocupados por dezenas de voluntários, cada qual a seu modo, mas todos com o mesmo objetivo de servir aos convidados: “É trabalhoso, mas muito prazeroso! Faço parte da comitiva do Tadeu e esta já é a ‘5ª Queima do Alho’ deste ano. E é um prazer muito grande servir comida principalmente para as pessoas mais simples, que não têm dinheiro para almoçar, por exemplo, aos finais de semana em restaurantes”, refletiu José Antônio Ferreira, o “Tonhão”, de Conceição de Aparecida. “Participamos de todas porque gostamos e entendemos que fazer o que se gosta é muito bom”, continuou o empresário Antônio Sérgio de Azevedo, o “Toninho da Madeireira”, de uma das comitivas de Guaxupé.

Entre a multidão, pessoas de diferentes localidades prestigiaram a festança: “Sempre que possível, a gente participa e colabora, pois é uma festa do bem, que ajuda a todos que necessitam”, disse o universitário Marcos Adriano Pereira, de Muzambinho. “Poucos têm tanta fartura em casa e, então, a gente aproveita para ‘tirar a barriga da miséria’”, brincou o lavrador João Antônio da Silva, do Parque dos Municípios, em Guaxupé. “Isto é resultado da ajuda dos parceiros, como a Prefeitura, o Betão Pasqua, o ‘Tadeu da Saúde’, Anderson Lopes e todas as comitivas que vieram para servir ao povo. Muito obrigado especialmente a quem veio para trabalhar! Vamos ajudar a Apae e quero ‘tirar meu chapéu’ à diretoria, que doa seu tempo e carinho aos alunos especiais. Que Deus os proteja, assim como suas famílias e, se Deus quiser, logo vamos tirar a Apae da dificuldade que anda passando”, disse o deputado Emidinho, que durante boa parte do tempo serviu porções aos convidados.

 

“Juntos e misturados”

Num dia em que pessoas comuns e autoridades dividiram o mesmo espaço, vereadores guaxupeanos comprovaram a importância da Queima do Alho e o empenho dos idealizadores: “É uma satisfação propiciar esta festa dentro de Guaxupé. Eu quero parabenizar ao Emidinho e toda a sua equipe, pois há uma causa nobre, que é beneficiar as entidades, como a Apae”, disse João Fernando Souza. “É uma festa beneficente e tudo isto acaba sendo uma obra muito bonita, sendo que parabenizo ao deputado Emidinho”, continuou Wilson Ruiz, o “Tomate”. “Muito importante contribuir com o evento e as comitivas, que estão de parabéns”, destacou Francis Osmar Silva (também estiveram no evento Maria José Cyrino – da Expoagro; Francisco Timóteo Rezende – Chico, Donizetti Luciano dos Santos – Zettinho, entre outros parlamentares municipais). Evidentemente feliz com o resultado de mais uma etapa da “Queima do Alho”, o presidente do Circuito Mineiro Cultural da Queima do Alho, Anderson Lopes, comentou: “É sempre bom ver todo mundo comendo, sem brigas... as famílias, com crianças, que foram liberadas pelo juiz para se divertirem em paz”. “Estou muito contente por organizar esta festa, que é uma maravilha, com vinte e seis comitivas. É uma alegria, pois o público veio, temos shows ótimos e, enfim, só temos motivos para comemorar, pois organizar uma festa deste tamanho e dar tudo certo é motivo para agradecermos a Deus”, disse João Tadeu Silva, o “Tadeu da Saúde”.

 

Parque do povo

Também presente, o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, enfatizou os esforços de Emidinho Madeira: “É uma junção de forças para fazer uma festa tradicional, que é a ‘Queima do Alho em Guaxupé’. Eu é quem agradeço ao deputado Emidinho, todas as comitivas e aqueles que lutam pelo bem do evento, como o Anderson Lopes, que foi um dos grandes incentivadores no início da festa. O deputado Emidinho faz esta festa por toda Minas Gerais e, por isto, está de parabéns. O Parque de Exposições é do povo, onde não podemos ter só a ‘Queima do Alho’ ou a ‘Expoagro’, mas diversas festas. Eu fico muito feliz de ver o Parque sendo tomado pelas famílias, a alegria sendo feita e a ‘Queima do Alho’ é mais um motivo de alegria e orgulho”, comentou o prefeito. Também Artur Fernandes Gonçalves Filho, secretário de governo e planejamento em Guaxupé, destacou: “É sempre um prazer muito grande cozinhar para a população de Guaxupé. Este é um projeto que apoiamos desde o início do mandato do Jarbinhas. E venho apoiar ao deputado Emidinho, que foi quem começou tudo isto. É, também, uma forma de servir a nosso semelhante”, reconheceu o secretário (além dele, o assessor de comunicação Paulo Rogério Leite Ribeiro e outros membros da equipe do prefeito Jarbinhas trabalharam na festa de Emidinho).

 

Queima do Alho & Expoagro:

Principal organizador da Expoagro Guaxupé, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Valle – Maé, enalteceu: “Que festa linda e, ainda por cima, social, sempre com o objetivo de ajudar uma entidade, o que é importante! É um povo bonito, uma festa organizada, num dia maravilhoso deste, o que me deixa muito feliz. Daqui a alguns dias, na Expoagro, se Deus quiser, faremos ações deste tipo. O deputado Emidinho, a quem quero parabenizar, está com vontade de fazer uma ação junto conosco. Quero parabenizar a todos os envolvidos, como o prefeito Jarbinhas, nosso amigo Artur, queridíssimo e, enfim, cumprimentar a todos que fazem este trabalho sério, trazendo diversão e solidariedade”, ressaltou o principal responsável pela realização da Expoagro Guaxupé.

 

Só shows de qualidade!!!

Pela parte artística, a “Queima do Alho – Guaxupé 2017” contou com as participações dos artistas Luigi Santo, Lourenço & Lourival, Lucas Félix, João Narciso, Luiz Fernando & Celinho e João Paulo Molin, entre outros. Consagrados no gênero sertanejo raiz, Lourenço e Lourival eram muito esperados, tendo exibido espetáculo de qualidade: “Para nós, é um presente de Deus estar aqui na festa do meu amigo Emidinho Madeira, dentro de Guaxupé. Já estivemos aqui há quarenta anos e voltamos hoje, num grande sucesso”, admitiu Lourenço. “Eles cantam com a alma e o coração. São músicas que têm sentido! Eu gosto muito de Lourenço e Lourival, pois são pessoas de família, que têm religião. Não adianta ser só um bom artista, mas sim uma boa pessoa! Sempre lutamos para trazê-los à região e o povo gostou muito. O prefeito e o Maé até já falaram que os trarão à Expoagro e, enfim, toda vez que peço uma música a eles, tem que ser ‘Menina da Aldeia’, pois minha esposa gosta muito. Então, estou muito contente. Quero agradecer ao Betão Pasqua, que nos ajudou e deu este presente a Guaxupé. Obrigado, Betão Pasqua”, agradeceu o deputado Emidinho Madeira.

 

Programação:

Depois de Guaxupé, o “Circuito Sulmineiro da Queima do Alho 2017” acontecerá Nova Resende (3 de junho), Santa Cruz da Prata (dia 10/6), Arceburgo (17/6), Itamogi (25/6), Monte Belo (03/7), Ibiraci (16/7), São João Batista do Glória (22/7), Caconde (30/7), Conceição da Aparecida (05/8), Paraíso (12/8, em Morro Vermelho), Bom Jesus da Penha (20/8, noBairro Coqueiros), São Sebastião do Paraíso (03/9), Campos Gerais (10/9), Monte Santo de Minas (17/9), Cássia (14/10), Itaú de Minas (21/10), Jacuí (28/10 e Carmo do Rio Claro (4 de novembro).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.