Autor: Waddy - Data: 20/06/2017 14:16

Café com Letras : A prosa e o verso saboreados com café no sul de Minas

O homenageado será João Guimarães Rosa
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Café com Letras : A prosa e o verso saboreados com café no sul de Minas

O Evento promoverá um diálogo entre o Livro e a Literatura com as diversas manifestações culturais (Artesanato; Gastronomia; Culturas populares e tradicionais; Culturas ameríndias e afro-brasileiras; Dança; Música; Teatro; Museus e Artes Visuais; Patrimônio Material e Imaterial: (Turismo) mostrando o potencial da Economia Criativa dentro de diversas áreas apresentadas)

 Esse diálogo se dará através de oficinas, palestras, mesas redondas, contação de histórias e estórias, saraus, performances e instalações na cidade, apresentações teatrais, musicais e de dança, exposição de fotos e mostra de cafés artesanais e o artesanato voltado ao tema do livro, do café e/ou das características do sul de Minas.

 Na ocasião teremos também a comemoração dos 120 anos da Academia Brasileira de Letras, com o “Café Acadêmico”, tendo como convidados e protagonistas os Acadêmicos de toda a região. O patrono do evento é João Guimarães Rosa e escolhemos, como ponto de partida para a apresentação da biobibliografia deste autor, a sua “Declaração de amor à mineiridade”.

"É o Sul, cafeeiro, assentado na terra-roxa de  declives ou em colinas que europeias se arrumam, quem sabe uma das mais tranquilas jurisdições da felicidade neste mundo."

 A programação constará de oficinas de criação artística; oficinas de criação literária;  palestras literárias; mesas redondas; lançamentos de livros; sessões de contação de histórias; peças teatrais, apresentações musicais e de  dança; saraus inclusivos; apresentação musical para idosos; exposições fotográficas; mostras de cafés artesanais e do artesanato regional. 

As atividades são voltadas a diversas faixas etárias, desde crianças e adolescentes, até universitários, professores e o público em geral da cidade e da região.

Serão protagonistas das atividades artistas e acadêmicos da cidade e região, bem como, artistas, professores e pesquisadores de Minas Gerais e São Paulo.

 O objetivo, com as atividades oferecidas, é despertar o interesse e o gosto pela leitura literária a partir da nossa riqueza cultural local e regional e, na sequência, um maior engajamento em cursos de formação inicial e continuada, tanto como extensão acadêmica, bem como de outras naturezas, para a leitura e a escrita; a formação de novas academias de letras, associações de escritores, coletivos de autores, clubes de leitura e congêneres.

Acreditamos que a leitura seja primordial para o desenvolvimento do ser humano, enquanto desperta uma nova visão de mundo e o livro mostrado de forma integrada com outras artes faz surgir novos leitores motivados e proporciona, aos já leitores, condições para uma análise crítica dos textos lidos.

 Dessa maneira, o grande propósito do “CAFÉ COM LETRAS” de Guaxupé  é conectar a cidade e a região com o mapa e o calendário cultural biblioliterários regional, estadual, nacional, internacional e assim formar leitores autônomos, cidadãos participativos capazes de transformar a realidade onde estão inseridos.

 Território de desenvolvimento

Região SUDOESTE de Minas Gerais, especialmente as dezesseis cidades pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, quais sejam: Arceburgo, Capetinga, Cássia, Claraval, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino

 Local de realização

Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes”

Foyer do Teatro

Praças nos arredores do Teatro

Organização

AGELE - Academia Guaxupeana Estudantil de Letras

GRABI – Grupo de Amigos da Biblioteca de Guaxupé

Núcleo dos Artesãos de Guaxupé

Coordenação

Maria Helena Ferreira Penteado  - GRABI – AGELE -  tel. (35) 3552-4817  /  9.8817-6886

Camila Acosta Pereira Lima – Núcleo dos Artesãos de Guaxupé - Tel.(35) 3551-0578 / 9.9807-2061

Apoios

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé

Secretaria da Educação de Guaxupé

Fundação Educacional de Guaxupé – FUNDEG

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.