Autor: Carlos Alberto - Data: 29/06/2017 21:28

Moradores do "XV" promovem terço e festa junina

Esforço coletivo da vizinhança resultou em mais um evento de sucesso na Rua Dr. Joaquim Libânio
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Moradores do

Moradores da Rua Dr. Joaquim Libânio, na área central de Guaxupé, promoveram um terço com festa junina nesta noite de domingo, 25 de junho, para celebrar o “Dia de São João”. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o evento contou com os esforços da vizinhança e de colaboradores, tendo resgatado uma antiga tradição do bairro. Conhecida popularmente como “XV”, em alusão à escola de samba e time de futebol tradicional daquelas imediações (denominados XV de Novembro, fundado pela Família Alves), a área em questão (que inclusive sedia a redação do Jornal JOGO SÉRIO) está entre as mais tradicionais do Município.  

A iniciativa, que contou com ornamentações em bambus, bandeirinhas coloridas, fogueira e outros adereços, foi aberta com um terço, conduzido por mulheres pertencentes a grupos de oração das imediações. Montado em frente ao JOGO SÉRIO, o altar atraiu um expressivo número de pessoas, entre crianças, adultos e idosos, os quais renderam graças às divindades homenageadas: “Nesta época, aproveitamos para reunir os vizinhos. Cada um colabora com alguma coisa, preocupa-se com a decoração, convida outras pessoas e, enfim, aproveita o tempo para se reunir. É mais uma integração entre os vizinhos”, informou Sebastiana Maria da Silva, uma das organizadoras.

Após o ato religioso, os presentes degustaram pratos típicos de eventos juninos, numa imensa mesa montada em plena via pública. Com moradores e visitantes servindo-se mutuamente, o clima foi de fartura e integração social: “É muito importante (esta união entre vizinhos), pois hoje a comunidade está muito distante. Então, ela vai agregar valores e interagir mais com o bairro”, enfatizou Lazinho. “A gente, que é religioso e devoto de São João, gostaria de continua a tradição da ‘Dona Reizica’, que não está mais conosco e devemos continuar o que ela começou”, lembrou João, que se referiu à moradora que iniciou toda a tração.

Entre as dezenas de pessoas presentes, o filho de dona “Reizica”, comerciante Luiz Carlos Ferreira, que é popularmenteconhecido como “Luiz da Reizica”, emocionou-se com a homenagem à mãe: “É um prazer para nós ver vocês dando continuidade à tradição de minha mãe, que gostava muito de rezar terço. Isto, tanto em festa junina, quanto nas festas natalinas. E fico muito grato aos vizinhos, que organizaram tudo e todos os colaboradores, pois foi um terço muito bonito”, agradeceu Luiz.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.