Autor: Carlos Alberto - Data: 19/07/2017 19:56

Maior do País, Exposição de Orquídeas de Guaxupé começa nesta sexta-feira

Evento se estenderá até domingo, com mostra de plantas, julgamento de flores, visita de turistas e a participação da comunidade guaxupeana
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Maior do País, Exposição de Orquídeas de Guaxupé começa nesta sexta-feira

Será oficialmente aberta nesta noite de sexta-feira, 21 de julho, a 65ª Exposição Nacional de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Guaxupé”. Promovida pelo Núcleo dos Orquidófilos da cidade, o evento acontecerá no Parque Mogiana, por onde passarão milhares de pessoas. Considerada como a maior do País, a também conhecida “Festa das Orquídeas” deverá contar com mais de setenta expositores e reafirmar a beleza natural destas plantas ornamentais. Numa era em que os organizadores atuam ininterruptamente pela divulgação das referidas espécies, o Município mais uma vez vai declarar seu amor pelas flores e sua tradição.

A Exposição, que este ano terá o deputado estadual Antônio Carlos Arantes como patrono e a estudante Ana Júlia Anchieta Corrêa na condição de Rainha, se estenderá até a tarde de domingo, quando acontecerá o julgamento das flores, por parte da Coordenadoria das Associações Orquidófilos do Brasil. Também constarão na mostra minicursos, palestras e muita visitação. Com os preparativos já bem avançados, a comissão organizadora está concentrada nos detalhes finais: “Sem falsa modéstia, os guaxupeanos, turistas, expositores e, enfim, todos que visitam e participam de nosso evento, podem esperar a maior e mais antiga exposição de orquídeas! Estamos na 65 edição e, desde 2015, a nossa exposição é considerada a maior tanto pelo número de plantas expostas quanto o número de cidades participantes. É um evento de âmbito nacional, que reúne não somente colecionadores e expositores, como também vendedores. Nós oferecemos um pequeno curso de orquídeas no sábado e as pessoas terão a oportunidade de adquirir plantas com preços a partir de R$ 5,00 e aprender um pouco mais sobre o cultivo das plantas”, disse, Renan Paulino Abranches, da comissão organizadora.

Também presente aos preparativos, o presidente do Núcleo dos Orquidófilos, Adolpho Radaeli, não esconde a ansiedade para mais uma edição da festa, apesar de já dominar seguramente a organização do evento: “Em razão da responsabilidade que temos de fazer a maior exposição de orquídeas do Brasil, haja vista que há dois anos realizamos este feito, sempre dá um ‘friozinho’ na barriga. É igual a um ator com experiência, ao entrar no palco, que fica ansioso. O mesmo ocorre conosco, que fazemos uma exposição gratuita ao público, com orquídeas de mais de setenta cidades, que aqui vêm expor. E, além da satisfação que temos por fazer isto, trabalhamos para difundir a orquidofilia em todo o Brasil”, testemunhou o dirigente.

Em pleno vapor, o Núcleo dos Orquidófilos de Guaxupé está entre as mais respeitadas entidades da cidade e região, com seus membros na divulgação das referidas plantas ornamentais: “Para você ter uma ideia, eu comecei a cultivar orquídeas aos 11 anos e hoje estou com 30 de idade, o que correspondem a 19 anos de orquidofilia. Às vezes, as pessoas ficam um pouco acanhadas de entrar para a associação por não terem muitas plantas, não terem nenhuma, não saberem nada sobre orquídeas. Mas, é ao contrário: se você gosta de orquídeas, tem interesse em começar a cultivá-las e quer aprender algo sobre elas, é o momento de participar de nossa associação. Isto, independentemente da idade, da classe social, preferência pelo tipo de plantas... todos com interesse nas orquídeas é e sempre será muito bem vindos à entidade. Aliás, a atividade dos associados em buscar novos membros tem crescido muito”, finalizou Renan.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.