Autor: Carlos Alberto - Data: 07/09/2017 15:24

Militares e civis unidos para comemorar o "Dia da Independência do Brasil"

Evento aconteceu no Parque Mogiana, onde famílias inteiras assistiram a atividades cívicas e divertem-se, ainda, com as opções oferecidas no Parque Mogiana
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Militares e civis unidos para comemorar o

Representantes de instituições militares e civis de Guaxupé participaram, nesta manhã de quinta-feira, 7 de setembro, das festividades ao “Dia da Independência”, oficialmente comemorado em todo o País. Numa realização conjunta, o evento contou com as participações do Tiro de Guerra, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Desbravadores – Escoteiros, Bombeiros Civis, membros dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, eclesiástico, além de professores e alunos das escolas municipais, estaduais, públicas e privadas da cidade.

As comemorações aconteceram no Parque Mogiana, para onde famílias inteiras deslocaram-se, a fim e assistir à cerimônia. Inicialmente, militares do Corpo de Bombeiros exibiram destreza ao descer do Edifício Susana Barbosa, na área central da cidade, de rapel, com a Bandeira Nacional. Sob olhares atentos da comunidade, o símbolo da Pátria foi transportado em viatura do Corpo de Bombeiros até o Parque Municipal, onde foi hasteado junto às bandeiras de Minas Gerais e de Guaxupé.

 

CEM ANOS DE TG 04010

Já com relação ao desfile, propriamente dito, o qual teve o objetivo de festejar o “Dia da Independência” e os cem anos do Tiro de Guerra de Guaxupé, militares da ativa e da reserva participaram. Num clima de civismo e resgate de valores, bombeiros, Desbravadores, crianças do PROERD, de fanfarras guaxupeana e de São José do Rio Pardo, bombeiros civis e equipes da Polícia Militar confirmaram o “Sete de Setembro”. Para o chefe de instrução do TG, sargento Marco Antônio Sotoriva, o momento foi mais do que especial: “O sentimento é de orgulho, patriotismo, amor à Pátria, revivendo um ‘Sete de Setembro’ que há tempos não vinha sendo tão prazeroso como é hoje”. “A gente desceu de rapel por cerca de 60 metros, com a Bandeira do Brasil, que é um de nossos maiores símbolos pátrios e é um prazer enorme carregar esta bandeira”, enfatizou o comandante dos bombeiros, tenente Josué Pereira. “O sentimento é de reforço a nosso compromisso para com a sociedade, através do juramento feito, de protegê-la, mesmo com o sacrifício da própria vida; de reforçar os valores morais, sociais e de integração; e de fortalecimento de nossa sociedade”, disse o major Afrânio Garcia, comandante da 79ª Cia. Especial PM/MG, cuja instituição tem sido elogiada por conta dos resultados apresentados e dos projetos de estreitamento de laços com a comunidade.

 

CIVISMO, RECONHECIMENTO E ESPERANÇA...

Num dia ensolarado, a comunidade foi ao “Parque” para comprovar mais um capítulo da história da Pátria brasileira. “Eu me senti hoje emocionado, pois gosto muito do Exército Brasileiro. Dizem que até minha cara é de militar”, brincou o cidadão Pedro Donizetti Ramos, do Bairro Bebedouro, que serviu ao TG na 2ª turma de 1979 e foi homenageado. “No Clube dos Desbravadores, ensinamos ter amor a Deus, depois à Pátria. Sendo assim, transmitimos civismo, ordem unida, respeito para com as autoridades e o próximo”, comentou Leandro Moraes, dirigente do Clube dos Desbravadores. “Desde junho a gente trabalha para fazer o projeto ‘Cultura e Esporte’ dentro de um desfile cívico, militar, com todas as forças da Federação, além da homenagem aos cem anos do Tiro de Guerra”, participou o secretário municipal de Cultura, Marcos Alexandre Costa Buléd. Sempre presente às ocasiões de interesse coletivo, o vereador Francis Osmar da Silva acompanhou alunos da Escola Interativa: “É muito importante este ato cívico de ‘Sete de Setembro’, acompanhado pela Polícia Militar, Tiro de Guerra, Bombeiros e outras entidades. Também, enquanto professor e vereador, acompanhar tudo o que ocorre em nossa cidade, aproveitando o feriado junto de nossa amada população”, enfatizou o vereador, que também esteve no palco do evento, acompanhado por colegas de Câmara e membros do Executivo. – Ainda com relação ao “Dia da Independência” em Guaxupé, atrações do projeto “Esporte e Cultura”, da Secretaria de Cultura de Guaxupé, ocorrem no Parque Mogiana. Entre eles, oficina de escovação de dentes, gincanas, exposições de aparatos e acervos do Tiro de Guerra, paraquedismo, futebol na Praça Roque Mancini, entre outras opções. – AGUARDE A veiculação de vídeo-matéria com todas as imagens do evento!!!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.