Autor: Andre - Data: 23/10/2017 09:10

Guaxupé recebe documentário "Cantos da Terra"

Rodrigo na estreia do documentário, em teatro de São Paulo (Texto e foto: Sílvio Reis - Jornalista)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé recebe documentário

Entre 23 e 26 de outubro, estudantes do ensino médio e público em geral poderão assistir ao documentário ECO Cantos da Terra, idealizado pelo compositor guaxupeano Rodrigo Reis. O filme será exibido gratuitamente na segunda a quinta-feira, em Guaxupé e Muzambinho.
Além de Meio Ambiente e Ecologia, o documentário abrange, de forma bem didática, outras áreas de interesse, como Biologia, História, Antropologia, Literatura, Artes e Música. Para aprofundar os temas que despertarem maior interesse, o compositor vai interagir com o público em todas as sessões. No bate-papo com estudantes poderá haver orientação vocacional. Rodrigo é graduado em Regência e Composição pelo Instituto de Artes da Unesp.
“Minha principal motivação para produzir este vídeo-documentário foi compartilhar com o público o cotidiano de trabalho e os problemas de um compositor contemporâneo durante um processo criativo. O que as pessoas vão ver no filme, que contém a íntegra de um concerto, é a culminância artística de uma trajetória de duas décadas dedicadas à música, à filosofia da diferença e à ecologia”, conta o compositor.
Dirigido pela cineasta Tania Campos, ECO estreou em setembro no Teatro da Aliança Francesa, em São Paulo. A exibição no Sul de Minas é resultado de uma parceria com o Instituto Elias José, o Departamento do Patrimônio Histórico Cultural de Guaxupé e o Museu Francisco Leonardo Ceravolo, em Muzambinho. Outro fator de interesse é que a  pesquisa bioacústica em ornitologia foi realizada a partir de gravações de pássaros em Biguatinga, distrito de São Pedro da União. O documentário mostra diversas paisagens das montanhas cafeeiras, região onde o compositor viveu e teve iniciação musical.
Em Guaxupé, Rodrigo estudou piano erudito com Waldê Carvalho, ex-organista da Catedral. Posteriormente, foi aluno de Marta Monteiro. Há mais de 20 anos em São Paulo, ele se dedica às artes, atua em projetos de Cias de Dança da capital e já se destacou como recitalista de piano.

               
Exibições gratuitas

               

Dia 23, segunda-feira, no Teatro Municipal de Guaxupé. De manhã, sessão para alunos da Escola Interativa. À noite, 19h30, exibição aberta ao público.
Dia 24, terça. De manhã, no Ginásio estadual.  À  noite (19h30), no Teatro, para estudantes e público em geral.
Dia 25, quarta de manhã, Câmara Municipal de Muzambinho.
Dia 26, quinta, às 9h, alunos do Colégio Dom Inácio.
Em 2018, outras cidades da região poderão contar com a exibição de ECO Cantos da Terra.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.