Autor: Carlos Alberto - Data: 23/02/2018 14:00

Wilson Ferraz conta, em livro, a vida e obra de Dom Inácio

Pesquisador guaxupeano registrou toda a história de Dom Inácio
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Wilson Ferraz conta, em livro, a vida e obra de Dom Inácio

O pesquisador Wilson Remédio Ferraz concluiu seu livro, “O Episcopado de Santo Dom Inácio”, por meio do qual detalhou toda a vida do bispo, Dom Inácio João Dal Monte, falecido há 55 anos, cuja história vai ao encontro da santidade. Justamente por estes dias, em que a Diocese iniciou o processo de beatificação do religioso, o autor da literatura em questão destaca a importância de sua obra.

Wilson Ferraz escreveu o livro em duas partes, tendo a primeira sido entre 10 de outubro de 2017 e 7 de novembro do mesmo ano. “Nesta etapa, que tem 188 páginas, utilizei relatos de jornais, além do Livro do Tombo, cartas pastorais e documentos”, informou ele. Já na segunda fase, compreendida entre 8 de novembro e 23 de dezembro, outras 213 páginas foram escritas com a história de Dom Inácio.

A obra toda, de acordo com seu escritor, relata o período de 7 de setembro de 1952 a junho de 1963 (Dom Inácio faleceu em 29 de maio de 63). Apesar de complexa, rica em detalhes e autenticidade, a obra foi concluída em tempo recorde: “Atribuo isto à Providência Divina, pois consegui pactuar o livro com minhas atividades cotidianas, como o jornal, a lida na fazenda, os processos de outro levantamento, que faço para a auditora fiscal Rosana Duque, sobre a árvore genealógica de sua família”, disse Wilson.

Prestes a ser oficialmente editado, o livro já está nas mãos da Diocese, além de um cópia ter sido entregue à equipe do Vaticano, que por estes dias encontra-se em Guaxupé, onde realiza o processo de beatificação de Dom Inácio. Sobre seu próprio feito, Wilson alega não ter palavras para traduzir a grandeza: “Não sei dizer, pois registrar o dia-a-dia de Dom Inácio é, para mim, uma honra! Quero agradecer à Diocese, principalmente ao padre Reginaldo, além da Folha do Povo, de onde retirei farto material e, enfim, a todos que colaboraram”, concluiu ele, que em 2010 já havia iniciado um trabalho de pesquisa sobre a vida e obra de Dom Inácio.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.