Autor: Carlos Alberto - Data: 21/07/2018 11:14

Realizada com sucesso a abertura da 66ª Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé

O patrono, Carlos Paulino, o presidente do Núcleo, Adolpho Radaeli, o vice-prefeito, dr. Heber, e a Rainha das Orquídeas, Vitória, descerram a faixa inaugural
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Realizada com sucesso a abertura da 66ª Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé

Foi aberta oficialmente, nesta noite de sexta-feira, 20 de julho, a 66ª Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé. Em andamento no Parque Municipal Mogiana, o evento se estenderá até a tarde deste domingo, 22, com visitações, palestras, missa em ação de graças e outros atrativos. Reconhecida como a principal do País, a também chamada “Festa das Orquídeas” foi iniciada com emocionante cerimonial.

A solenidade, que teve o jornalista Ricardo Dias na condição de mestre de cerimônia, destacou as presenças de autoridades civis, representantes de classes e convidados, em geral. A mesa diretora simbólica foi composta pelo presidente do Núcleo dos Orquidófilos de Guaxupé, Adolpho Radaeli (acompanhado pela esposa), além do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa (que é o patrono da Exposição deste ano), o vice-prefeito Heber Hamilton Quintella (acompanhado por sua esposa, Regina), a primeira-dama, Raquel Ricciardi Corrêa (representou o esposo, prefeito Jarbas Corrêa Filho – Jarbinhas), as antiga e atual rainhas, respectivamente Ana Júlia Anchieta Corrêa e Vitória Pereira Murer; o coordenador da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, Geraldo Magela.

Dos discursos, Adolpho enfatizou a importância da Festa das “Orquídeas” para a cidade e região, destacou o empenho do Núcleo e reconheceu o sucesso do evento, realizado em parceria com a Prefeitura e os expositores de mais de setenta e cinco cidades. Já Carlos Paulino externou o contentamento com o convite, fez uma comparação entre a raça humana e as orquídeas e divulgou sua admiração pelo cultivo em questão. Dr. Heber, sempre emotivo em seus pronunciamentos, reafirmou seu amor por Guaxupé e lembrou de quando ainda vivia no Estado de São Paulo e ouvia falar de Guaxupé em razão da predominância das orquídeas. E, quanto a Magela, a explanação foi contida de reconhecimento ao sucesso do Núcleo dos Orquidófilos, o qual, na opinião dele, a cada ano surpreende pela beleza e a organização do evento.

Na cerimônia de inauguração, a rainha, Vitória, recebeu a faixa da antecessora, Ana Júlia, e comentou: “Não tenho palavras para traduzir meu sentimento, mas posso afirmar que há honra, orgulho e muita alegria dentro de mim. Com certeza, farei o máximo para representar muito bem a tradição desta festa, embora as orquídeas, em si, são as belezas fundamentais do evento”, disse a jovem, que pela primeira vez ocupa o cargo de “rainha” de um evento de tamanha expressividade. “A gente fica super feliz, emocionada e grata para sempre com o gesto do Núcleo dos Orquidófilos”, complementou a mãe de Vitória, Lucila de Magalhães Pereira, evidentemente feliz com o sucesso da filha.

Após o descerramento da faixa inaugural, que foi feito pelo presidente Adolpho, o patrono Carlos Paulinho e a rainha Vitória, os presentes iniciaram as visitações. “É até difícil de entender tamanha beleza destas plantas. Eu fico pensando o seguinte: as orquídeas precisam de tão pouco para viver, não prejudicam a ninguém e exibem tanta beleza, que os seres humanos deveriam se espelhar nelas, pois viveriam bem melhor, aproveitariam muito mais suas existências na Terra e, enfim, contribuiriam, de fato, com o progresso geral”, pontuou o presidente da Cooxupé, enquanto fotografava os estandes. “Eu fico maravilhada todos os anos com esta Exposição, que mantém a tradição de 66 anos. Lembro-me das anteriores e parabenizo ao Núcleo dos Orquidófilos por conseguir manter um evento destes por tanto tempo”, disse visitante Ana Cláudia Silva, que pretende adquirir várias espécies. “Quero levar uma muda de orquídea para minha mãe. Sei que ela vai amar”, completou o estudante João Antônio, do Jardim Nova Guaxupé, também durante as visitações.

Conforme a programação, a 66ª Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé começou, na verdade, às 13h desta sexta-feira, com a chegada das plantas ao recinto. Em seguida, a CAOB fez o julgamento de orquídeas expostas (veja logo mais o resultado final) e, à noite, aconteceu a abertura oficial. Neste sábado, às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, haverá a palestra “Pragas, doenças e preparo do substrato, com o especialista Márcio Vanique. E, ainda hoje, às 19h, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, será celebrada a “Missa dos Orquidófilos”. Já no domingo, último dia da Exposição, as visitações serão entre 9 e 17h, com entrega de prêmios aos orquidófilos às 14h30 e encerramento às 17 horas.  – Veja, nesta matéria, as dezenas de fotos feitas pelo Jornal JOGO SÉRIO, na cerimônia de abertura.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.