Autor: Carlos Alberto - Data: 21/08/2018 19:57

Alunos da Apae de Guaxupé dão espetáculo na abertura da "Semana da Pessoa com Deficiência"

Evento aconteceu no Clube Operário, com a participação de alunos em distintas apresentações artísticas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Crianças e adultos das mais diferentes idades participaram, nesta noite de segunda-feira, 20 de agosto, da abertura da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, ocorrida no Clube Operário, em Guaxupé. Realizado para valorizar os potenciais de seus alunos e enfatizar a importância da participação dos familiares, o evento foi composto por apresentações artísticas, por parte dos alunos da entidade. Num clima de emoção plena, os presentes vivenciaram de perto a grandeza dos projetos desenvolvidos pela instituição, que assiste a dezenas de pessoas, com distintas ações, em favor do amparo ao público-alvo e seus entes queridos.

A solenidade contou com a participação expressiva de pessoas, entre autoridades, dirigentes, professores e funcionários da Apae, alunos da escola e seus familiares. Conduzida pela professora Meire Lúcia, que ocupa o cargo de conselheira regional das Apaes, a programação se compôs por números de danças, recitação de poema, capoeira, artes, entre outras manifestações, tendo todas elas sido protagonizadas pelos alunos. “Eu adorei ver o povo batendo palma para mim”, comentou Orlando Júnior, o Juninho, que interpretou clássicos da música no teclado. “Eu amo me apresentar junto de meus colegas”, continuou a colega dele, Marcela Alcântara, que participou de apresentações de dança.

À frente da Apae, a professora Maria Aparecida Pereira Bolonha (Cida) discursou sobre a importância da causa apaiana: “Muitas pessoas não sabem o que acontece consigo mesmas quando elas se entregam a causas nobres como esta, que é a nossa Apae. Quero agradecer aos pais, pela confiança em nosso trabalho, externar meu amor a cada um de nossos alunos e dizer que sou muito grata por me darem a oportunidade de aprende tanto com cada um de vocês. Tenho uma equipe multidisciplinar fantástica, que não mede esforços para driblar os problemas e fazer nossas crianças felizes”, disse a dirigente. Além dela, o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas, presente com secretários de seu governo), fez seu pronunciamento, quando reafirmou o compromisso de apoiar a Apae, enquanto Prefeitura de Guaxupé.

 

Família e Apae

Com o tema deste ano dedicado aos laços afetivos, “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, o evento da Apae de Guaxupé deu grande espaço para depoimentos de mães de alunos da escola. Cada qual a sua maneira, cada uma delas discursou no palco, entre uma apresentação e outra, tendo o instante sido repleto de emoção: “Meu pré-natal foi normal, tive um menino lindo, mas com o passar do tempo, percebi suas dificuldades. Ele não sentava, não afirmava a cabeça e, diante daquela situação, procurei o neurologista, que identificou o atraso, consequência de uma rubéola congênita. Fui encaminhada à Apae, o que me foi um choque, pois eu não aceitava! Mas, sempre tive fé em Deus, minha família me apoiou e os profissionais da escola me receberam com os braços abertos. Fizeram comigo um trabalho de aceitação, o Rodrigo foi sendo trabalhado, melhorando e os resultados são, até hoje, os melhores possíveis. Por isto, peço que tenham fé em Deus, pois este é meu Rodrigo, graças a Deus, graças à Apae”, testemunhou Rosângela, que abraçou ao filho, sorridente, em meio aos aplausos calorosos pela cena comovente. Além dela, outras mães testemunharam sua experiência com crianças especiais em casa.

 

Semana especial

Ainda com relação à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, na Apae de Guaxupé várias atividades acontecerão até este dia 28 de agosto. De forma geral, o objetivo da data especial é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Com base no tema proposto, a Semana Nacional reafirma, no contexto desse movimento, a importância da participação da família em todos os processos de vida se seus filhos (educacional, de desenvolvimento, habilitação e reabilitação e demais projetos, como na gestão das Apaes). Sancionada em 2017, a Lei 13.585, de 26 de dezembro de 2017, institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. – Veja, nesta matéria, as fotos do evento, no Clube Operário!

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.