Autor: Carlos Alberto - Data: 30/10/2018 17:48

Outubro Rosa: Cooxupé realiza ações de conscientização sobre o câncer de mama

Mês é símbolo do enfrentamento ao tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Outubro Rosa: Cooxupé realiza ações de conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa, em todo o mundo, é marcado por campanhas e iniciativas que reforçam a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.  A Cooxupé, que também adere ao movimento global, promoveu diferentes atividades de conscientização durante o mês, em uma comunicação que alcançou os mais de 2 mil colaboradores da cooperativa.  Em 30 dias, o Rosa literalmente coloriu o dia a dia dos colaboradores, que usaram um laço para lembrar a importância dos exames preventivos. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo todo, depois do câncer de pele não melanona, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

Além da adesão dos colaboradores ao símbolo da campanha, a cooperativa também convidou o mastologista Marcelo Jundurian para falar sobre o tema e a importância da detecção precoce, que é o que efetivamente aumenta as chances de sucesso do tratamento. A palestra dele, realizada no dia 25, também foi transmitida pelo youtube para todas as 38 unidades da Cooxupé. O mastologista explicou que o câncer de mama não é exclusivo da mulher, que também atinge o homem, mas com uma incidência bem menor. “De cada 100 cânceres em diagnóstico em mulher, aparece um em homem. A cada ano que passa, a chance de uma mulher desenvolver câncer aumenta. Isso porque há uma década o diagnóstico de câncer está aumentando também entre as mulheres jovens. ”, explicou.  Ele também reforçou que o fator genético é importante sempre quando o câncer acontece em familiares de primeiro grau antes dos 40.

E para encerrar as ações de estímulo à informação e prevenção do câncer de mama, no dia 28 a Assoxupé (Associação dos Funcionários da Cooxupé) promoveu uma corrida e caminhada, com concentração às 7h na sede da associação. Participaram cerca de 400 pessoas, que puderam escolher entre três quilômetros de caminhada ou cinco quilômetros de corrida e deixar o sedentarismo de lado, que também é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Apesar de ampla divulgação e de ser o tipo mais comum que atinge principalmente as mulheres, a estimativa de novos casos é sempre um fator preocupante. Segundo o INCA, o câncer de mama responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Para 2018, segundo o instituto, a estimativa de novos casos é de 59.700.

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino, comentou sobre a importância da conscientização e participação de empresas e entidades em campanhas como a do Outubro Rosa, de valorização à saúde. “O melhor remédio continua sendo a prevenção e a informação. Por isso, investimos em diferentes ações durante o mês, trazendo uma palestra bastante esclarecedora a todos os nossos colaboradores, que também serão agentes que vão dividir esse conhecimento”, disse.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.