Autor: Carlos Alberto - Data: 03/01/2019 11:49

Folia de Reis Manjedoura participa de jantar comunitário no JOGO SÉRIO

O grupo, que estreou este ano enquanto companhia de Reis, leva a tradição milenar às casas desde a noite de 24 de dezembro
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Folia de Reis Manjedoura participa de jantar comunitário no JOGO SÉRIO

A Folia de Reis Manjedoura de Guaxupé foi recebida na sede do Jornal JOGO SÉRIO nesta terça-feira, 1º de janeiro, quando cumpriu o ritual católico dos Reis Santos, encarregados de divulgar a simbologia do nascimento de Jesus. Dirigida pelo sargento da 79ª Cia. PM/MG, José de Arimateia Marques, a companhia estreou este ano, mas suas performances demonstram um nível apurado de conhecimento à referida tradição.

A apresentação contou com a participação dos foliões e um expressivo número de admiradores, sendo pessoas de Guaxupé, Mogi Mirim, São Paulo, entre outras localidades. “Minhas amigas são de fora e visitam minha casa por estes dias. Elas ainda não conheciam esta tradição de companhias de Reis e, então, as trouxe na ‘janta do JOGO SÉRIO’ para conhecerem”, comentou a dona de casa Sebastiana Ferreira, acompanhada pelas visitantes, deslumbradas com o que viam.

Entre coreografias, adereços e muita música, os integrantes da “Manjedoura” cumpriram a missão de enaltecer a Sagrada Família e a devoção do povo. “Nossa presença a esta casa está acompanhada pelos Reis Magos, que trazem saúde, amor, paz e muita alegria aos moradores. No caso, que cada um do Jornal JOGO SÉRIO e seus amigos recebam estas bênçãos”, disse João Marques, sanfoneiro da Companhia. “Não há o que pague concretizar este sonho, de peregrinar pela cidade e região, sob as bênçãos de nosso Senhor, Jesus Cristo”, complementou Marques, o fundador daquele grupo.

À frente da organização do jantar especial, a fundadora do Jornal JOGO SÉRIO, Sebastiana Maria da Silva, agradeceu: “A cada ano, parece que as bênçãos são maiores e isto não há como agradecer com palavras, só com orações. Agradeço à Folia Manjedoura, além de cada uma das pessoas que contribuíram para este jantar, que foi comunitário, pois tanta gente fez doações, em pagamento de promessas ou por amar a esta tradição, que foi algo fantástico. Que os Santos Reis sejam presenças constantes em nossas vidas, abram os caminhos das pessoas e as conscientizem de que é preciso amar, ser caridoso e ter humildade sempre”, finalizou Tianinha, como é conhecida.

 

O RITUAL

Nascida na Europa, a Folia de Reis é muito tradicional no Brasil, onde foliões cumprem o ritual, representando os Reis Magos: Gaspar, Belchior e Baltazar, os quais viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Geralmente iniciadas na noite de 24 de dezembro, as peregrinações das companhias de Reis em Guaxupé são muito bem difundidas, com dezenas de grupos, cada qual a sua maneira, levando a tradição milenar às casas. Conforme o ritual, as visitações terminam neste dia 6, quando ocorrem as “chegadas”. No Município, diga-se de passagem, um grandioso encontro acontece na Igreja Sagrada Família e Santos Reis, que fica no Parque dos Municípios. Ainda sobre o folclore em questão, entre julho e agosto, todos os anos, a Divisão Municipal de Cultura promove seu “Encontro Folclórico”, quando reúne companhias de Reis, Pastorinhas, Reisados, entre outros, de várias cidades, para festejar a referida manifestação cultural.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.