Autor: Carlos Alberto - Data: 22/04/2019 09:26

Produtores de cafés e alimentos artesanais se inscreverão gratuitamente para o Guaxupé Café Festival

Esses produtos geralmente são fabricados em casas, não possuindo um local próprio com uma fábrica, por exemplo, e produtor os faz com baixa tecnologia
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Produtores de cafés e alimentos artesanais se inscreverão gratuitamente para o Guaxupé Café Festival

A Prefeitura de Guaxupé disponibilizou em seu site oficial o edital para o Processo Seletivo de Cafés e Alimentos Artesanais para participarem da feira de arte, artesanato, cultura e gastronomia do Guaxupé Café Festival 2019. A inscrição é gratuita e os candidatos tem até o dia 02 de maio para apresentarem suas propostas conforme consta o edital. Já a feira está marcada de 29 de maio a 02 de junho em stands que serão montados na Avenida Conde Ribeiro do Valle (Praça dos Bambolês).

O QUE SÃO ALIMENTOS ARTESANAIS?

São aqueles alimentos produzidos em escalas reduzidas, com ingredientes naturais de primeira linha e podem conter ou não receitas tradicionais de família. Esses produtos geralmente são fabricados em casas, não possuindo um local próprio com uma fábrica, por exemplo, e produtor os faz com baixa tecnologia. O Alimento artesanal deve ter características tradicionais, culturais ou regionais sendo oriundos de processos de elaboração de alimentos que se transmitem de geração em geração, conforme a tradição cultural, ou que utilizam matérias primas produzidas na região.

 

O QUE É CAFÉ ARTESANAL?

O café artesanal pode ser caracterizado como aquele café que é plantado pelo próprio agricultor, manuseado pessoalmente, colhido por equipes pequenas e sem o uso intensivo de maquinários ou agrotóxicos. O café artesanal ainda pode ser caracterizado pelo processo de seleção, feito manualmente, no processo de torra, que recebe o cuidado de pessoas atentas durante todo o processo, sem dar espaço para procedimentos industrializados. Pode-se considerar, ainda, os processos de moagem e da forma de servir o produto, como partes da cadeia que o tornam artesanal, podendo-se exigir que todas essas etapas sejam artesanalmente realizadas, ou apenas algumas delas. Para acessar o edital e fazer sua inscrição basta clicar aqui!

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.