Autor: Carlos Alberto - Data: 07/06/2019 12:01

Começou, em Guaxupé, a 4ª edição do "Café com Letras"

Na abertura, integrantes da Trupe La Cucaracha, o ilusionista JKarllus e a professora Bete Brockelmann deram show de conhecimento e arte
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Começou, em Guaxupé, a 4ª edição do

Começou nesta quinta-feira, 6 de junho, o “4º Café com Letras”, que é promovido pelo Grupo de Amigos da Biblioteca, com o objetivo de divulgar a Literatura. Realizada no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, em Guaxupé, a cerimônia de abertura destacou o amor dos organizadores pela arte, a educação e a cultura, propriamente ditas. Com uma série de atrativos, a programação se estenderá até este domingo, 9, com diferentes manifestações artísticas.

O “Café com Letras 2019” tem como tema central o escritor “Monteiro Lobato”, que se popularizou com a criação dos personagens do “Sítio do Picapau Amarelo!”. Na solenidade, o organizador, Emerson Ricciardi, divulgou os objetivos do GRABI e apresentou a professora Elisabete Brockelmann de Faria, do Unifeg, para a palestra da noite. Sumidade no assunto, a educadora conversou com o público por uma hora, aproximadamente, quando teceu comentários sobre a vida, a história e as obras do autor homenageado. “Ele tem textos para adultos, como romances, mas nós o conhecemos principalmente por conta do ‘Sítio...’. Sobre o ‘Café com Letras’, é importante conhecermos o passado e a história de nossos autores, pois se não entendermos os homens, não conseguiremos entender o presente de nossa cultura”, definiu a palestrante.

Após a aula especial ministrada pela professora Bete, a solenidade abriu espaço para o show do ilusionista JKarllus, que é interpretado pelo professor José Carlos Ciarallo, o qual “incorporou” o escritor Monteiro Lobato, num número em que misturou história, literatura e mágica. Acompanhado por integrantes da “Trupe La Cucaracha”, o mágico dissertou textos alusivos à vida de Lobato, tendo arrancado calorosos aplausos a cada magia protagonizada no palco. “Conforme o roteiro feito pelo Emerson, a quem desde já parabenizo, abordamos um pouco da vida de Monteiro Lobato, pois acredito que todo escritor é um ‘mágico das palavras’”, comentou JKarllus, cujo trabalho artístico tem alcançado patamares cada vez maiores, não só na cidade, mas principalmente fora dela.

 

NO FOYER...

Antes de iniciar a cerimônia de abertura, os organizadores do “4º Café com Letras” receberam aos visitantes com um coquetel no foyer do Teatro, onde também ocorre uma exposição de artesanatos. “Eu fico maravilhada a cada edição, pois é tanta beleza, tanta riqueza em cultura, que a gente fica até sem palavras”, disse a visitante Sebastiana Maria da Silva, presente com amigas da Faculdade Aberta da Terceira Idade, mantida pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. “A Bete conhece muito sobre Monteiro Lobato. Fez uma reflexão sobre a Literatura Brasileira, pois temos tanto a conhecer aqui, primeiramente, antes de nos aventuramos a outras literaturas”, constatou a professora Marilda Rabello Ribeiro do Valle, coordenadora da Pedagogia/Unifeg. “Para mim, é uma oportunidade incrível este evento, já que precisaremos levar à frente a Literatura herdada de nossos pais e professores”, complementou a estudante Milena de Brito, do 5º período em Pedagogia, também pela faculdade guaxupeana.

 

A PROGRAMAÇÃO

Ainda sobre o “4º Café com Letras”, cujas atividades começaram às 10h desta quinta-feira, a programação está disponível no final deste artigo, com uma série de atrativos: “Queremos convidar a todos para participarem de nosso evento, que unirá artistas, alunos e muita gente boa, interessada em divulgar a Literatura, no caso, de nosso escritor Monteiro Lobato”, convidou o organizador, Emerson Ricciardi, que está à frente do evento junto à Maria Helena Ferreira Penteado, do GRABI. CLIQUE AQUI e saiba tudo o que acontecerá no evento.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.