Autor: Carlos Alberto - Data: 04/10/2019 16:26

Dr. Arthus palestra na "6ª FLIG" sobre a relação "família-escola"

Reitor das escolas da FUNDEG transmitiu conhecimento e interagiu com estudantes da Pedagogia/Unifeg, assim como visitantes e um expressivo público
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Dr. Arthus palestra na

O reitor das escolas da Fundação Educacional Guaxupé, professor doutor Reginaldo Arthus, ministrou a palestra "Família e Escola: uma relação que precisa ser compreendida". O momento aconteceu nesta noite de quarta-feira, 2 de outubro, durante a "6ª Feira do Livro - FLIG", em andamento no Clube Guaxupé. Sumidade não só na área das ciências, mas principalmente em questões socio-comportamentais, o palestrante falou para público expressivo, entre estudantes da Pedagogia/Unifeg, educadores de diferentes instituições e visitantes, em geral.
Dr. Arthus abordou o tema de sua aula especial a partir do ponto de vista pedagógico, sob a visão escolar. Neste aspecto, estampou os "ruídos" na relação entre as famílias e as instituições de ensino. Mais detalhadamente, deixou claro que em boa parte dos casos o trabalho de desenvolvimento ofertado pela escola poderia ser ainda melhor, caso houvesse sincronia com os pais: "Tudo o que se constrói durante a semana, na escola, é desfeito em casa pela super proteção natural dos pais. Na escola, os filhos encontram-se a todo momento em competições, frente-a-frente com conflitos, descobertas e por aí crescem", justificou-se.
Com cerca de uma hora e meia, a palestra do reitor do Unifeg foi muito elogiada pelos espectadores: "Dentre os pontos abordados, cito os quatro ingredientes pedagógicos do ser humano: "hábitos, técnica, iniciação à alteridade e a cultura. Ingredientes que nos permitem conviver, preservar e cultivar, podendo assim interpretar a nós mesmos, nos completando assim como sujeitos!", destacou a universitária Eva Vilma de Souza. "Também falou claramente do papel do professor, onde mostrou pontos a serem trabalhados para a construção do cidadão. Fez uma crítica bastante reflexiva à família, que é a base para a formação do indivíduo e precisa estar sempre em parceria com a escola", complementou a também estudante da Pedagogia/Unifeg, Milena de Brito, do 6º período.

A Feira
Aberta oficialmente no último domingo, 27 de outubro, a "6ª Feira do Livro de Guaxupé" tem como tema "Poesia, Amor e Viola" e homenageia, na edição deste ano, ao poeta e cordelista Bráulio Bessa (o patrono do evento). Organizada pela professora Wanda Candida, presidente da Associação que denomina a iniciativa, a FLIG consta de estandes com ofertas variadas em obras literárias. Apontada como uma das principais manifestações culturais da cidade, a Feira destaca também várias exibições artísticas, de cunho pedagógico e entretenimento, numa programação bem variada. Cada vez maior, a realização terá sido visitada por mais de setenta escolas, assim como turistas e gente da própria cidade até este domingo, 6, quando será encerrada. CLIQUE AQUI e acesse a programação completa.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.