Autor: Carlos Alberto - Data: 25/05/2016 17:02

Pedagogia do Unifeg lança "Frigoteca" para incentivar à leitura infantil

Iniciativa foi apresentada no Dia do Pedagogo
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Pedagogia do Unifeg lança

O curso de Pedagogia do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé inaugurou, no último dia 20, em sua sede, a “Frigoteca”, que consta de um freezer ambulante, todo adaptado, para funcionar como uma biblioteca ambulante. Lançada em pleno Dia do Pedagogo, a iniciativa em questão visa despertar o gosto pela leitura aos alunos das séries iniciais do Colégio Dom Inácio (que assim como a universidade é mantida pela FUNDEG). Resultado de muita dedicação entre diretores, o corpo docente e principalmente alunos do Unifeg, a ‘geladeira do saber’ foi lançada em meio à palestra “A importância da Literatura Infantil na formação do Pedagogo”, ministrada pela especialista convidada, Regina Aparecida Corrêa.

O projeto da “Frigoteca Pedagogia/Unifeg foi conduzido pela professora Marilda Rabello Ribeiro do Valle, coordenadora do curso que trabalhou com alunos do 5º período: “Nós, na ânsia de difundir a leitura e contribuir para com o meio ambiente, na questão da sustentabilidade, partimos de um freezer em desuso e montamos uma biblioteca ambulante, cujo material foi confeccionado pelos alunos. Ela circulará no campus como forma de difundir a leitura aos pequenos alunos, levando o prazer e que, cada vez mais, eles se sintam mergulhados nas histórias infantis, que só o livro pode oferecer”, informou a educadora.

Num dia especial, dedicado aos pedagogos, Regina Corrêa abrilhantou o lançamento da frigoteca, com palestra no Auditório Elias José: “Temos dois profissionais responsáveis por trabalhar com a Literatura, que são o pedagogo, nas séries infantis, e o professor de Língua Portuguesa, depois, nos anos finais do Fundamental e no Ensino Médio. Como o pedagogo é responsável pelo início da escolarização do aluno, é responsável por um período específico, quando o aluno toma o gosto pela leitura. Então, aí está a importância de trabalhar com a Literatura enquanto lazer”, comentou ela, em entrevista ao JOGO SÉRIO, naquele dia.

Entre os alunos, participantes do projeto, o clima de satisfação foi espontâneo: Daiane Rodrigues Monsão, aluna do Unifeg, aplaudiu muito às colegas: “Sobre a palestra, considerei inovadora, pois aprendemos a importância da Literatura, o quanto é essencial, ao pedagogo, trabalhar isto todos os dias. Já sobre a frigoteca, é muito interessante, pois aumenta o contato dos alunos com os colegas, melhora a coordenação motora e amplia seus horizontes, junto à Literatura”, finalizou a aluna. Acesse www.unifeg.edu.br e saiba mais sobre os programas, produtos e feitos das escolas da Fundação.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.