Autor: Carlos Alberto - Data: 10/08/2016 15:11

Brinquedoteca do Unifeg leva nome de obra do escritor Elias José

A ocasião contou com as presenças de professores e alunos da Pedagogia/Unifeg, além de familiares de Elias José
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Brinquedoteca do Unifeg leva nome de obra do escritor Elias José

Foi inaugurada nesta noite de terça-feira, 9 de agosto, no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, a Brinquedoteca “O Baú de Pitu”, cujo título homenageia o escritor Elias José, falecido há oito anos e que deixou um grande legado, dentro da Literatura Infantil Brasileira. Todo equipado para atender tanto aos alunos do Colégio Dom Inácio (unidades I e II) quanto a discentes da própria Pedagogia da ‘Faculdade’ local, o novo espaço foi oficialmente aberto em meio às realizações da 12ª Semana de Estudos Pedagógicos do Unifeg.
A inauguração contou com a participação de educadores, universitários e familiares de Elias José. Simbólica e bastante emotiva, a ocasião confirmou o prestígio do escritor entre a comunidade acadêmica. Comovida, a viúva Sílvia Monteiro Elias comentou: “Muita gente fala que ‘santo de casa não faz milagres’, mas o Unifeg prova o contrário, pois as professoras Lúcia, Marilda e todos aqui sempre homenageiam ao Elias. Eu fico muito agradecida com isto, ainda mais agora, que faz oito anos que ele morreu. Geralmente, as pessoas vão se esquecendo, mas o Unifeg não! Assim, as pessoas vão querer sempre saber quem foi o Elias, por meio deste trabalho do Unifeg”, manifestou-se Silvinha, como é conhecida.
Ainda com relação à Semana de Pedagogia, que foi iniciada nesta segunda-feira, 8 de agosto, palestras, exibições teatrais e outras atividades estão programadas para se estender até esta sexta-feira, 12. “A Semana de Pedagogia é extremamente importante para a formação de nossos futuros professores. O Centro Universitário preza pelo ensino, a pesquisa e extensão. Eles precisam se debruçar sobre os conhecimentos científicos e também práticos, como as oficinas, que estamos fazendo hoje, com quatro professores desenvolvendo este trabalho com os alunos”, enfatizou a professora e pedagoga Cristina Calicchio Cruvinel, que coordenou oficinas específicas, na noite de quarta-feira.
Entre os alunos, também a aceitação está sendo notável. Bruno Balista, do 4º período de Pedagogia, comentou: “Esta semana tem, primordialmente, a integração entre todos nós, alunos, pois isto é muito importante nos dias de hoje, haja vista que a afinidade entre os discentes precisa acontecer. Então, nesta semana de estudos, conseguimos nos reunir, estudar e promover uma série de eventos juntos. Quanto aos estudos e a prática com estas oficinas e as palestras, entendo que agregam muito a nós. Por isto, esta é a semana que constrói junto com todos do Unifeg, não só da Pedagogia, aquela coisa do saber. Ainda mais nós, pedagogos, estamos construindo o saber juntos”, enfatizou o aluno.
Conforme o Jornal JOGO SÉRIO tem divulgado, a Semana de Pedagogia Unifeg 2016 reserva, para esta quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, a abertura da “Semana Elias José”. No local haverá apresentação da peça “As curtições de Pitu”, com a participação dos alunos do 3º período da Pedagogia do Unifeg e direção da professora Lúcia Donizetti Modesto (além da teatróloga Vanessa Marx). Neste dia, também no teatro, haverá ainda a palestra “Cinco passagens pela poesia de Elias José, do mestre ao aprendiz”, por parte da professora Elizabete Brockelmman de Faria. De volta ao auditório da faculdade guaxupeana, na quinta-feira, às 19h30, o palestrante será o professor Sérgio Vaz, com “Poesia das Ruas”. E, na última noite, também no Auditório, será realizada a palestra “Literatura para crianças e jovens; texto e intertexto”, com a educadora Rosana Rios. Será exibida, novamente, ‘As curtições de Pitu’. - AGUARDE, para logo mais, video-matéria completa sobre a inauguração da Brinquedoteca "O Baú de Pitu".

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.