Autor: Carlos Alberto - Data: 24/10/2016 10:20

Estudantes fazem assembleia na Praça da Saudade para definir sobre ocupações em Guaxupé

Apoiados por professores, alunos protestaram durante todo o fim de semana e iniciam a segunda-feira com nova mobilização
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Estudantes fazem assembleia na Praça da Saudade para definir sobre ocupações em Guaxupé

Cerca de cem alunos das escolas estaduais Dr. André Cortez Granero (Polivalente) e Dr. Benedito Leite Ribeiro (Ginásio) realizam, nesta manhã de segunda-feira, 24 de outubro, em plena Praça da Saudade, na área central de Guaxupé, uma assembleia com vistas à contrariedade deles, sobre a Proposta de Emenda Constitucional 241. O movimento, que sucede à passeada da última sexta-feira, tem o objetivo de definir se haverá, nas duas referidas instituições de ensino, uma ocupação, a exemplo do que tem ocorrido pelo País, onde mais de mil escolas foram tomadas como forma de protesto, contra a “PEC”.

Os estudantes reuniram-se primeiramente no “Poli”, onde dirigentes do Grêmio Estudantil utilizaram carro de som volante para divulgar o conteúdo do protesto. Com eles, dezenas de jovens deslocaram-se até a praça, onde ouviram alguns professores, insatisfeitos com o que definem ser atos prejudiciais e ditadores por parte do presidente Michel Temer. Depois, membros dos grêmios externaram o propósito de “engrossar” contra a PEC, que limita as despesas do governo federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até vinte anos. “Não sabemos se haverá ou não a ocupação. É justamente para optarmos por uma ação efetiva e conjunta que estamos aqui”, disse a aluna Laíne dos Santos Silva, de um dos grêmios que encabeçam o protesto.

Na semana passada, os alunos e alguns docentes manifestaram nos semáforos das duas vias da Avenida Dona Floriana (na sexta-feira) e na Praça da Igreja Catedral (no sábado último). Agora, o objetivo é mobilizar o maior número de estudantes do Polivalente e Ginásio e, na medida do possível, convencer também colegas de outras escolas estaduais, como a Nossa Senhora Aparecida, Major Luiz Zerbini e Dona Queridinha Bias Fortes (onde ocorre uma reunião neste exato momento, entre professores, para definir as reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho). Ainda com relação às mobilizações contra a PEC 241, a União Nacional dos Estudantes – UNE divulgou lista com o número de cinquenta e uma universidades ocupadas, além de novecentas e noventa e três escolas e IFs também tomados.

LEIA TAMBÉM: Estudantes do "Poli" e Ginásio manifestam contra a PEC 241 e em favor do "Movimento VEM"

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.