Autor: Waddy - Data: 14/11/2016 13:42

Alunos da rede pública municipal passam por avaliações do Proalfa e Proeb

Aproximadamente 1.000 alunos fizeram as provas que medem a qualidade do ensino
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Alunos da rede pública municipal passam por avaliações do Proalfa e Proeb

Na última quarta-feira, dia 09, a Secretaria Municipal de Educação realizou em Guaxupé a aplicação das avaliações externas Proalfa e Proeb, seguindo as orientações da 32ª Superintendência Regional de Ensino. As provas que avaliam a qualidade do ensino da rede pública municipal foram aplicadas em aproximadamente 1.000 alunos. Os resultados serão analisados posteriormente e enviados a cada escola com apresentação de metas para que possam ser desenvolvidas ações pedagógicas que visam melhorias do ensino público.

 Do 3º ano do ensino fundamental participaram cerca de 550 alunos do Proalfa – Programa de Avaliação da Alfabetização 2016. Já no Proeb – Programa de Avaliação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública foram aproximadamente 400 alunos. Juntos, os alunos avaliados demonstrarão através dos resultados a qualidade do ensino oferecido em Guaxupé aos estudantes da rede pública.

 De acordo com Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação, estes exames avaliam o nível da leitura: “As avaliações foram aplicadas dentro do horário de aula pelas professoras de apoio, vice-diretoras, especialistas, equipe do CEMAE, diretores, coordenadores da Secretaria de educação e tiveram duração entre uma hora e meia a duas horas e meia. Tudo foi feito com o máximo cuidado e atenção, pois é um momento em que se objetiva avaliar de forma adequada e eficiente o aprendizado do aluno”.

 A participação dos alunos foi assegurada pelas equipes diretivas e professores de sala, que se esforçaram para que todos os alunos matriculados fizessem a prova. “A colaboração dos pais neste processo também foi muito importante, tendo alguns participado das comissões de acompanhamento das unidades escolares que asseguram a aplicação destas provas segundo orientações recebidas”, explicou Sandra.

 Conforme orientação, após a aplicação do Proalfa, os teste foram enviados para Superintendência  Regional de Ensino localizada na cidade de São Sebastião do Paraíso/MG e encaminhados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação Universal Federal de Juiz de Fora (CAEd), que é responsável pela leitura, estatística e análise dos resultados.

 

Participaram das avaliações as escolas municipais:

- Dr. Carlos

- Delfim Moreira

- Coronel Antonio Costa Monteiro

- Professor José de Sá

- Barão de Guaxupé

- Wagner Macedo (CAIC)

- Elias José (CIEG)

- Olimpia Felippe da Silva

- Olympia Leite Ribeiro

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.