Autor: Carlos Alberto - Data: 21/02/2017 10:56

Ministra Eliana Calmon realiza palestra em aula magna do Direito/Unifeg

Personalidade da área jurídica brasileira explanou para universitários, juristas, profissionais liberais, educadores e membros da sociedade regional
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Ministra Eliana Calmon realiza palestra em aula magna do Direito/Unifeg

A juíza federal e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, dra. Eliana Calmon, ministrou a palestra "Judicialização da Política", durante a aula magna do curso de Direito, promovida pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. A ocasião especial aconteceu na sede da instituição, nesta noite de segunda-feira, 20 de fevereiro, tendo atraído público expressivo entre autoridades, juristas gerais, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas. Renomada nacionalmente, a referida graduação do Unifeg tem sido responsável por enviar profissionais diferenciados ao mercado de trabalho. Isto, em função da estrutura, o planejamento e o compromisso sério firmado com a Educação.

Dra. Eliana Calmon, que atendeu a convite do colega, professor Donizetti Delorenzo Ribeiro do Valle, do Unifeg, explanou por cerca de duas horas a respeito de diferentes pontos de vista sobre o Direito, a política, a Justiça e os agentes públicos. Antes da palestra, porém, a personalidade foi apresentada por universitários, tendo ainda sido homenageada pela coordenadora do Direito/Unifeg, professora dra. Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas e pelo juiz José Eduardo Junqueira, do Poder Judiciário de Guaxupé. Dona de vasto conhecimento na área, a palestrante fez um relato aprofundado sobre o tema de sua aula, tendo dialogado sobre distintas fases da história político-social brasileira e principalmente quanto ao Judiciário nacional.

 

UM PRIVILÉGIO!!!

Muito esperada, a palestra de dra. Eliana Calmon foi elogiada por pessoas de diferentes esferas da sociedade regional: "Além da palestrante e sua família toda serem notáveis jurídicos, que só engrandeceram a história do Direito no Brasil, o Unifeg, como sempre, cumpre seu papel de capitanear e trazer conhecimentos aos acadêmicos e os advogados de nossa cidade e região", lembrou o secretário municipal de Governo e Planejamento de Guaxupé, Artur Fernandes Gonçalves Filho. "Nunca recebemos uma palestra de tão alto nível como na noite de hoje. Além disto, recebemos hoje advogados da região toda, os presidentes da OAB de Muzambinho, Cabo Verde e outras cidades", comentou o dirigente da 57ª Subseção da OAB/MG, dr. Marco Antônio Alves. "Foi a primeira mulher a chegar ao STJ, além de já ter sido corregedora do CNJ", reconheceu o aluno Dionatan Silva de Moraes, que é vereador em São Pedro da União. "É muito importante ter palestras como esta no Unifeg, pois isto ajuda-nos tanto no mundo profissional quanto na vida", complementou a estudante Cibele dos Santos, do 7º período de Direito.

 

BRASIL: REPONSABILIDADE DE TODOS!!!

Pouco antes de sua palestra à comunidade acadêmica, a dra. Eliana Calmon conversou com o Jornal JOGO SÉRIO a respeito de seu ponto de vista sobre a atual conjuntura político-social do Brasil. Sempre muito centrada, ela definiu: "Enxergo o atual cenário político do Brasil de duas formas: do ponto de vista a longo prazo, entendo que estamos num processo de evolução política, social e vejo com muitos pontos positivos. Inclusive, está excitando a cidadania dos brasileiros, que estão cada vez mais participativos neste processo político. Mas, sobre o ponto de vista de médio e curto prazos, está extremamente confuso e muito desconfortável para nós, brasileiros. Não somente em razão da economia, que sofreu uma derrocada, mas em função das incertezas políticas que cercam hoje nossos governantes. A função do Direito, dentro disto, é tudo! Sim, pois é através das leis e dos limites estabelecidos pelo próprio Estado que chegaremos a um denominador comum. Estes limites de atuação não só dos governantes, mas dos governados", destacou dra. Calmon.

Evidentemente feliz com o sucesso da Aula Magna em seu curso, a coordenadora do Direito/Unifeg agradeceu: "Mais uma vez, o curso de Direito do Unifeg sai à frente e traz um nome de "expoência" nacional para Guaxupé. A dra. Eliana Calmon veio nos presentear hoje na Aula Magna de Direito. Porém, na verdade, ela traz um tema que é tão atual e importante de maneira geral para o cidadão, que acaba sendo um presente para toda a comunidade guaxupeana. Acreditamos que os alunos absorveram muito a aula, pois há um interesse em ouvir a dra. Eliana, dona de uma carreira bela, a qual significou e ainda significa muito para o Judiciário brasileiro", concluiu a docente Ana Cristina Mascarenhas.

? DO UNIFEG: Dirigida por seu reitor, o professor doutor Reginaldo Arthus, o Centro Universitário mantém milhares de alunos, de mais de quarenta municípios, matriculados em vinte cursos de graduação, além de pós-graduação, especializações, cursos de extensão, entre outros. Também destacada por conta da filantropia, a instituição da FUNDEG participa ativamente da vida social da região, com produtos que resultam em progresso coletivo. ? Já no que diz respeito às educações Infantil, Fundamentais I e II; Médio I e II, a Fundação também ocupa espaço nacional com seu Colégio Dom Inácio, cujos resultados dos próprios alunos comprovam a excelência do ensino, baseado no Sistema Anglo.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.